PROJETO ENOD: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA MODULAÇÃO DOS PARÂMETROS METABÓLICOS E ANTROPOMÉTRICOS DE INDIVÍDUOS OBESOS E/OU COM DIABETES.

Apresentação
O presente projeto de extensão propõe a realizar, de caráter inovador, atendimentos nutricional em nível ambulatorial, à população do município de Alfenas-MG, com diagnóstico de sobrepeso/obesidade e ou diabético, visando incentivar o individuo a boas práticas de alimentação saudável, com um atendimento dinâmico. Os atendimentos terão momentos individuais e de oficinas com grupos, no Laboratório de Avaliação Nutricional da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG,. Buscando sempre respeitar ao preceito da dissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa; a interdisciplinaridade; ao impacto na formação do estudante e integração com o ensino de graduação. Em relação à sociedade, tais diretrizes referem-se ao impacto social, que será uma resposta da comunidade cientifica a população do município, que será beneficiada com os atendimentos, gerando resultados como melhora do hábito alimentar, repercutindo em maior qualidade de vida e redução de gastos públicos com a saúde.

Objetivos
• Elaborar a intervenção nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos; • Elaborar o plano alimentar, respeitando as condições socioeconômicas, cultura, religião, habito alimentar e sempre focado nas diretrizes que regem a prescrição dietética, com base nas diretrizes mais atuais; • Registrar, em prontuário do cliente/paciente, a prescrição dietética e a evolução nutricional, de acordo com protocolos pré-estabelecidos pelo serviço e aprovado pela Instituição; • Promover ações em educação alimentar e nutricional para os indivíduos de forma a promover hábitos de alimentação saudável; • Promover autonomia aos indivíduos com oficinas temáticas seguindo os passos do guia alimentar brasileiro para promover alimentação saudável; • Encaminhar aos profissionais habilitados os indivíduos que demandem de assistência além da capacidade técnica da área de nutrição; • Elaborar materiais educativos, que também serão divulgados em mídias sociais criadas para o projeto, afim de incentivar a promoção a alimentação saudável; • Garantir ao estudante supervisão frequente e sistemática, de forma ética, orientando sobre a importância em observar os princípios e normas contidas no Código de Ética do Nutricionista; • Contribuir para a formação técnico-científica do estudante, facilitando o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural de alunos sob sua orientação ou supervisão; • Elaborar relatórios técnicos e elaboração de material cientifico para difundir o projeto e apresentar dados alcançados pela metodologia abordada.

Justificativa
O lançamento do marco referencial da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), tornou-se um momento relevante para as políticas públicas de alimentação e nutrição no Brasil, em que se reconhece a importância da educação alimentar e nutricional como estratégica para a promoção da alimentação saudável dentro do contexto da realização do direito humano à alimentação adequada e da garantia da segurança alimentar e nutricional. A elaboração de projetos de extensão nesta área vem para enriquecer a construção coletiva do campo de saberes e práticas em EAN. O perfil de consumo alimentar da população brasileira, de acordo com a POF ( Pesquisa de Orçamento Familiar, 2018 - 2019), fortalece com seus dados publicados, que o perfil de alta prevalência em obesidade ainda se dá pelo consumo elevado de alimentos classificados como ultra processados e baixo consumo de peixe, frutas e verduras, concomitantemente com a alta prevalência de diabetes, em especial em crianças e adolescentes, observa-se que continuam com o alto consumo de produtos industrializados, com adição exacerbada de açúcar. Propor a EAN, nestes indivíduos , tem como meta estabelecer alterações nas práticas e escolhas alimentares de forma reflexiva, inserindo o individuo como protagonista da sua promoção a saúde. O conhecimento cientifico será trabalhado de forma construtiva e dinâmica, levando ao dialogo critico e com responsabilidade. Tendo em vista a atual situação alimentar e nutricional a nível nacional e regional, com vulnerabilidade nutricional da população de Alfenas e a inexistência de atendimento nutricional gratuito no âmbito da Atenção Primária à Saúde no município, torna-se evidente a necessidade de organização dos serviços de saúde para atender às demandas geradas pelos agravos relacionados à má alimentação, tanto em relação ao seu diagnóstico e tratamento quanto à sua prevenção e à promoção da saúde.

Beneficiário
População do município de Alfenas-MG (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes) encaminhados pelas unidades de saúde do município, pela clínica de fisioterapia e de especialidades da UNIFAL-MG.