TECENDO SABERES:VIVENCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE - FIOS, NÓS, LAÇOS, ABRAÇOS...O QUE TECEMOS COM AS PARCERIAS?

Apresentação
Este seminário tem sido proposto (está na 5ª. Edição), como uma forma de apresentar os resultados finais das vivências dos licenciandos nas escolas durante os estágios. Os licenciandos são orientados a desenvolverem uma apresentação, individual ou em grupos, de seus trabalhos realizados nas escolas, sobre um aspecto previamente acordado com a docente responsável pela disciplina. As escolas parceiras são convidadas a participar. O primeiro evento foi realizado(1º./2016), somente com a participação do curso de Ciências Biológicas. Nos três semestres seguintes o evento contou com a participação de outras disciplinas, de outros cursos, que tinham carga horaria dedicada a estágios nas escolas da cidade e região. Também ganhou mais um dia, pois aumentou o número de apresentações de trabalhos finais (com diferentes formatos e linguagens). No último evento realizado (2º./2017), o evento contou com a participação dos cursos de Ciências Sociais e Letras, e do curso Ciências Biológicas.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Pesquisas direcionadas para a formação de professores destacam a importância de se compreender o pensamento docente na sua organização da sala de aula, na sua escolha de conteúdo, de metodologias; a prática docente carrega orientações pessoais de natureza teórico-filosóficas e políticas, que influenciam as escolhas feitas. Em CARMO e SELLES (2012), os autores indicam que os estágios supervisionados são espaços importantes para a compreensão das condições de produção de saberes docentes. Em CHARLOT (2002), percebemos que muitos saberes precisam ser consolidados em sala de aula, na prática docente, na urgência da tomada de decisão frente a situações inesperadas Ser professor é defrontar-se incessantemente com a necessidade de decidir imediatamente no dia a dia da sala de aula. Uma coisa está acontecendo em sala de aula e o professor tem que decidir sem tempo suficiente para refletir. E, depois de decidir na urgência, ele tem que assumir as consequências da decisão, de seus atos. (CHARLOT, 2002, P. 91, in PIMENTA e GHEDIN, 2002). Estes saberes, classificados por TARDIF (2002) como saberes experienciais, brotam da experiência e incorporam-se a outros saberes adquiridos em sua formação, definido o habitus e as habilidades do professor; o saber-fazer e o saber-ser. O autor também direciona as discussões para uma complementariedade de saberes, quebrando a dicotomia entre o saber teórico e o saber prático: são complementares e indispensáveis para a prática docente. Nesta direção, de valorizar a prática do professor e resgatar sua posição de colaborador na formação inicial, a aproximação com a universidade é fundamental. Este momento de encontro e de socialização se torna importante tanto para os licenciandos que percebem, ao finalizar o estágio, como aquela experiência modificou sua forma de entender a escola; quanto para os professores tutores, que percebem suas práticas acrescidas de outras possibilidades, discutidas e refletidas por esta experiência: É experiência aquilo que nos passa, ou que nos toca, ou que nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos transforma. Somente o sujeito da experiência está, portanto, aberto à sua própria transformação. (BONDÍA, 2002, p. 18-19). Pensando em proporcionar este momento de encontro de experiências e de suas transformações de olhares, este evento, chamado “Fios, nós, laços, abraços...O que tecemos com as parcerias?” foi idealizado para aproximar e celebrar a formação docente. Assim, justificasse a formalização em um evento institucional que agrega atores da universidade e das escolas básicas em um momento de construção de um saber experiencial que aproxima as duas pontas do sistema de ensino, fortalecendo os laços, os nós, os abraços, as parcerias.

Beneficiário
Os licenciandos dos cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Letras); os professores supervisores, da educação básica, que recebem nossos licenciandos para a realização de seus estágios, assim como os diretores e coordenadores de cada uma das unidades de ensino.