IV SALA ABERTA PET-ODONTOLOGIA- DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA REVISÃO TÉORICO-PRÁTICA

Apresentação
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa que possui o objetivo de desenvolver ações que promovam uma formação ampla e de qualidade aos discentes envolvidos direta ou indiretamente com o programa, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão inter e multidisciplinares. Assim o presente curso pretende oportunizar aos bolsistas e não bolsistas a experiência e a possibilidade de estimularem a formação crítica dos saberes próprios da docência superior, bem como auxiliar os acadêmicos com alguma dificuldade, ou interessados em aprofundar seus conhecimentos em assuntos pertinentes a área clínica odontológica, com base na grade curricular do curso de Odontologia. Este ano o PET atuará ministrando um Curso de Disfunção Temporomandibular, fornecendo aos alunos desde a apresentação teórica do conteúdo e a oferta de uma aula prática sobre o assunto.

Objetivos
-Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar. -Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos da graduação. -Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. -Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país. - Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

Justificativa
O PET é um parceiro importante da Universidade e atua como gerador de atividades diversificadas de ensino, pesquisa e extensão, as quais, por se estenderem a toda a comunidade da UNIFAL-MG, servem como instrumento de validação das atividades formativas exigidas pelas diretrizes curriculares. A partir do Curso com enfoque Diagnóstico clínico da disfunção temporomandibular será possível promover um aprimoramento, bem como uma revisão de toda a estrutura do sistema estomatognático; etiologia da DTM e seus possíveis tratamentos a partir do diagnóstico. Dessa forma, torna-se extremamente vantajoso propor para os alunos que cursaram a disciplina, um reforço sobre o tema, bem como uma atualização sobre o assunto.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de Odontologia que já tenham cursado a disciplina de Oclusão.