QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS EM LITERATURA: E-BOOK E TWITTER

Apresentação
O minicurso pretende analisar a utilização de novas mídias e suportes na literatura contemporânea, com ênfase nos formatos e-book e Twitter. Para tanto, serão examinados os folhetins digitais da série Delegado Tobias (2014), do escritor brasileiro Ricardo Lísias, e a thread “El Hilo” (2018), publicada no Twitter pelo espanhol Modesto García, sob o pseudônimo de Mr. Brightside. A obra de Ricardo Lísias notabiliza-se por explorar a autoficção a partir das formas de interação ofertadas tanto pelo suporte digital quanto pelas novas mídias sociais, que, a exemplo do Facebook, permitiram a incorporação, em tempo real, das reações dos leitores, as quais foram inseridas no texto ficcional por Lísias. Modesto García, por sua vez, produz uma narrativa longa que utiliza fotografias, vídeos, GIFs e outras formas de interação, empregando para tal uma plataforma originalmente marcada pela concisão, o Twitter. Com suas obras, os dois autores apresentam faces inesperadas do texto literário, as quais s

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A literatura contemporânea é um território em permanente mutação, marcada tanto pelas demandas políticas e ideológicas que emergem continuamente quanto pelas possibilidades estéticas abertas por novos formatos, suportes e tecnologias. Suas faces são múltiplas e abarcam desde romances, contos, poemas compostos de acordo com padrões consolidados por séculos de arte até textos difíceis de classificar, situados nas fronteiras entre as mídias, frequentemente acompanhados de imagens ou vídeos e produzidos em função da plataforma em que são divulgados. Em razão da estrutura relativamente estável de seus currículos, os cursos de Letras nem sempre privilegiam o estudo dessas obras, muito embora elas venham se tornando cada vez mais populares entre jovens leitores e caracterizem de modo marcante as possibilidades artísticas abertas pelas tecnologias do séc. XXI. Examinar atentamente essa ficção representa uma oportunidade de compreender os desdobramentos recentes da arte literária e vislumbrar algumas de suas tendências futuras. Pode-se, com isso, perceber a vitalidade do texto literário, o qual, ao invés de encontrar-se ameaçado pela tecnologia, como muitas vezes se quis crer, transmuta-se e renova-se de maneiras instigantes.

Beneficiário
Discentes dos cursos de Letras da Universidade Federal de Alfenas - Unifal/MG, egressos destes cursos e professores da rede pública de ensino de Alfenas e região.