UMA IDADE MÉDIA PÓS-COLONIAL É POSSÍVEL? ABORDAGENS TEÓRICAS E ESTUDOS DE CASO

Apresentação
É possível utilizar-se das teorias do pós-colonialismo para pensar a Idade Média? Essa é a pergunta que guia esse minicurso O curso é composto por dois eixos interligados: teorias e estudos de caso. No primeiro eixo, discutiremos as teorias de pós-colonialismo à luz dos estudos medievais, explorando as possibilidades e limitações dessas abordagens. No segundo eixo, trataremos de novos temas de pesquisa apresentando casos específicos que mostram como temáticas que antes não faziam parte do universo dos estudos medievais estão sendo incorporadas às novas preocupações dos pesquisadores. Alguns dos temas a serem tratados serão a questão do racismo, dos queer studies e dos estudos subalternos.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Segundo Linda Tuhiwai-Smith (1999), “Vir a conhecer o passado tornou-se parte da pedagogia crítica da decolonização. Ter em mãos histórias alternativas é o equivalente a ter em mãos conhecimentos alternativos”. A teoria pós-colonial tem influenciado muito os estudos medievais nos últimos quinze anos, trazendo discussões teóricas, metodológicas, temáticas e até mesmo políticas. Partimos do pressuposto de que é possível “colonizar” uma região da história e não apenas uma região geográfica, pois a história da “Idade Média” começa no exato momento em que a expansão imperial e colonial da Europa começa. A decolonização do passado faz-se necessária em um contexto de incorporação de visões de mundo diversas e de compreensão dos usos do passado nos atuais contextos políticos. A Idade Média criada pelo século XIX povoa o imaginário do nosso presente e encontra-se ainda presa a paradigmas eurocêntricos. O pós-colonialismo nos possibilita não apenas repensar os estereótipos associados ao período medieval, mas também traz uma percepção mais complexa e múltipla de sociedades passadas que incluem diferentes povos, etnias, regiões, sexualidades. Isso tem também um impacto direto nos usos que o presente faz da Idade Média e pode servir, inclusive, para uma compreensão de realidades políticas e sociais atuais.

Beneficiário
Discentes de graduação e pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL - Unifal/MG; docentes do ICHL; egressos dos cursos do ICHL e professores da rede pública.