CUIDAR DE SI E DO OUTRO DURANTE A PANDEMIA DA COVID: AÇÕES INTERVENTIVAS

Apresentação
O sofrimento é inerente a diversos tipos de situações enfrentadas pelas pessoas como guerras, migrações, desastres naturais e doenças, o que se tornou uma realidade no país e no mundo em decorrência do avanço do SARS-CoV-2, também chamado de novo coronavírus, e da COVID-19, a doença causada pelo vírus, atingiu o nível de pandemia (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2020 OMS). Devido tal condição global, é necessário que as pessoas seguiam as orientações dos serviços de saúde, no que se refere às medidas de prevenção, como o isolamento social, que tem se mostrado bastante eficaz na diminuição da transmissão do novo Coronavírus. Nesse contexto, o programa tem como ação conduzir de forma online as rodas de Terapia Comunitária Integrativa, Escalda-Pés, Massagem nos pés, e outras Práticas Integrativas e Complementares da Saúde com vista a promoção e prevenção da saúde mental.

Objetivos
Conduzir atividades interventivas durante a pandemia da COVID-19 na promoção e prevenção da saúde mental dos docentes, técnicos administrativos, universitários e familiares

Justificativa
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que visa contribuir no autocuidado, no equilíbrio mental e emocional durante o contexto da pandemia da COVID-19, contribuindo para a qualidade de vida. As atividades implementadas online como a TCI, o escalda-pés, a massagem nos pés, e entre outras são intervenções que poderá contribuir com a construção de redes de apoio psicossocial, além de que tem um impacto positivo para a vida das pessoas que clamam por um espaço de acolhida, de valorização de experiências e de atenção, para atuar como peça-chave no processo de promoção da saúde mental e prevenção do adoecimento psíquico. Neste sentido, vislumbra-se a importância na condução das ações interventivas durante a pandemia da Covid-19 com os discentes, técnico administrativo, discente e familiares, contribuindo para a promoção da saúde mental e a melhoria da autoestima, do bem-estar dos mesmos.

Beneficiário
Docentes e técnicos administrativos, universitários, familiares, profissionais de saúde e educação, a comunidade em geral.