EXPERIÊNCIAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO MUNICIPAL: MÚLTIPLAS VISÕES E DESAFIOS

Apresentação
A proposta dessa ação é proporcionar um espaço dialógico entre estudantes, professores, gestores públicos e sociedade civil, a respeito de temas pertinentes à prática da gestão pública no Brasil, mais especificamente à prática do planejamento estratégico municipal, atentando-se para os aspectos teóricos, as múltiplas visões e desafios que cercam o tema. Portanto, a ação em foco tem por intuito diminuir assimetrias de informação criando instâncias de diálogo entre os diferentes atores envolvidos.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O ensino da Administração Pública enquanto ciência tem seu marco em 1952 com a criação da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) e posteriormente com a oferta de cursos de graduação em Administração Pública pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP) em 1963 (PINTO e MOTTER, 2012). Desde a concepção inicial do curso de Administração Pública enquanto articulador direto na formação de profissionais específicos para a atuação em diferentes áreas do setor público, inúmeras têm sido as barreiras de aprendizado por parte dos discentes quanto ao desenvolvimento de metodologias de ensino por parte dos docentes que despertem maior interesse pela área. De acordo com Coelho (2008), um dos principais desafios enfrentados pelos cursos de bacharelado em Administração Pública no país ocorre logo no ingresso dos alunos, uma vez que a atração de alunos é dificultada por dois fatores, especialmente: o desgaste da imagem do Estado e as perspectivas de trabalho incertas. Assim, a proposta da presente ação se justifica por buscar contribuir para o enfrentamento desse desafio, uma vez que poderá, a partir do diálogo entre a comunidade acadêmica, os gestores públicos e a sociedade civil, ampliar possibilidades de conhecimento a respeito da atuação profissional e da importância quanto ao conhecimento do papel de cada envolvido na atuação do gestor público. Este tipo de atividade com os alunos já vem sendo implementada com sucesso em diversas universidades e em cursos de administração pública (USP Leste, ENAP, Unesp) e possui interface com ações e projetos já iniciados no campus Varginha.

Beneficiário
Comunidade acadêmica do ICSA (alunos, professores e técnicos administrativos), em especial, os estudantes do curso de administração pública e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia; estudantes de outras universidades de Varginha, gestores públicos, e a sociedade civil em geral.