CURSO SOBRE NPL (NASCIDOS PARA LER)

Apresentação
O Curso NPL objetiva treinar aos participantes envolvidos com o Projeto de Extensão “NPL – Nascidos para Ler” (parte do Programa EMPATIA). O projeto visa promover a leitura em família por parte dos pais às crianças de 0 a 5 anos, inserindo dentro da rotina pediátrica dos serviços de atenção primária, o estimulo ao desenvolvimento infantil atraves da leitura familiar. Busca, além de inserir a leitura, desenvolver ações conjuntas (serviço de saúde- famílias) para melhorar a interação entre pais-filhos estimulando assim o desenvolvimento infantil. A proposta tem um caráter inovador, pois o foco não é simplesmente a leitura e sim o desenvolvimento infantil e a integração familiar. Também é inovadora no sentido de não só melhorar o registro e a vigilância do desenvolvimento infantil que é deficitário e irregular no Brasil (CAMINHA et al., 2017), mas também propor uma prática nova dentro das consultas pediátricas e de enfermagem.

Objetivos
1) Conhecer os benefícios para a criança e o método científico relativo a familiarização com a leitura desde a primeira infância. 2) Conhecer a finalidade, os princípios básicos e a modalidade operante dos principais programas de promoção da leitura em família no mundo: Reach Out and Read, BookStart, Nati per Leggere. 3) Conhecer as fases de desenvolvimento da criança 0-6 anos e saber relacioná-las com as características apropriadas aos livros para crianças. 4) Conhecer a produção editorial para a infância e os criterio de seleção dos livros apropriados. 5) Conhecer as principais estratégias e os materiais para uma comunicação eficaz do programa. 6) Adquirir conhecimento da importância da rede local para garantir eficácia e sustentabilidade do projeto. 7) Estabelecer relações e modalidades operantes para iniciar um projeto local em Alfenas com o objetivo de promover a leitura em família.

Justificativa
O Curso visa capacitar profissionais e voluntários para participar no Projeto NPL. O projeto parte da premissa que a promoção do desenvolvimento infantil saudável está no cerne da prática pediátrica, mas um grande desafio enfrentado pela área é a aplicação de práticas baseadas em evidências (DUURSMA; AUGUSTYN; ZUCKERMAN, 2008). A literatura é clara no que diz respeito à leitura em voz alta para crianças: ler regularmente com crianças pequenas estimula os padrões ideais de desenvolvimento do cérebro e fortalece os relacionamentos entre pais e filhos em um momento crítico do desenvolvimento infantil, que, por sua vez, constrói habilidades de linguagem, alfabetização e socioemocionais que duram uma vida inteira (COUNCIL ON EARLY CHILDHOOD; HIGH; KLASS, 2014; DUURSMA; AUGUSTYN; ZUCKERMAN, 2008). Para tanto, voluntários e profissionais devem ser capacitados para realizar as atividades do projeto

Beneficiário
Voluntários e profissionais envolvidos com o Projeto NPL que atuarão com as crianças, mães e pais atendidos nas unidades da Estratégia de Saúde da Família do município de Alfenas.