O CUIDADO MULTIDISCIPLINAR NO DOMICÍLIO À PESSOA COM SEQUELAS NEUROLÓGICAS

Apresentação
Devido ao aumento de incidência de AVE na população idosa se vê a necessidade de fortalecer estratégias para consolidação de redes de apoio que deve ter a participação do cuidador familiar e da equipe de multidisciplinar. Este evento será realizado para atender a equipe composta por acadêmicos das áreas de enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia e medicina, o que contribui para a melhor formação dos mesmos. Assim como, busca mostrar a relevância de um feedback tanto para os cuidadores quanto para os acadêmicos a respeito da orientação e desenvolvimento do autocuidado a esses pacientes no domicilio.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Justifica-se este evento pela importância de instrumentalizar os acadêmicos em formação para o trabalho multi e inter disciplinar no cuidado a pessoas com sequelas neurológicas e o ensino do autocuidado a elas e a seus familiares. A literatura corrobora que para estabelecer um cuidado integral ao idoso pós AVE torna-se necessário a participação de uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Em um estudo realizado com diferentes profissionais da área da saúde já formados, buscou-se questionar a experiência dos mesmos em relação aos cuidados prestados a pacientes vitimas do AVE, sendo observado que muitos tinham dúvidas e dificuldades na prestação de assistência a esses pacientes (NEVES et al., 2004). Para tanto, na busca para solucionar as dificuldades é que se deve priorizar um trabalho voltado à interdisciplinaridade, pois assim consegue-se reestruturar e integrar saberes nas diferentes competências para que se possa construir estratégias em beneficio de uma assistência qualificada a essa população (BONARDI; SOUZA; MORAES, 2007). Esse processo, portanto, consiste na continuidade, coordenação e interação da equipe multidisciplinar, a qual é de extrema importância, pois favorece a troca de saberes para a realização de uma assistência integral e de qualidade ao idoso pós AVE. Sendo assim, é papel da equipe estimular o desenvolvimento do autocuidado, tornando o paciente ativo e participativo, concorrendo para a melhora de sua qualidade de vida (LESSMANN, 2011).

Beneficiário
A participação da equipe de acadêmicos multidisciplinares junto ao idoso pós AVE no domicílio e seu cuidador familiar favorece as trocas de experiências, vivências e conhecimentos, tanto para os cuidadores como para os acadêmicos, o que refletirá no autocuidado ao idoso pós AVE e, na formação dos ac