APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO POR MEIO DA TECNOLOGIA– APEC-TEC

Apresentação
A maioria dos países do mundo está implantando o Registro Eletrônico em Saúde (RES) como uma das iniciativas mais importantes em sua política de assistência à saúde, na perspectiva de obter atendimento seguro e de qualidade. Para tanto, o Projeto de Extensão “APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO POR MEIO DA TECNOLOGIA – APEC-TEC", vinculado ao Programa de Extensão "APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO - APEC", emerge com o propósito de ser desenvolvido por discentes do curso de graduação em Ciência da Computação junto aos docentes e TAEs dos cursos de Enfermagem e de Ciência da Computação e profissionais de enfermagem vinculados às unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e às instituições hospitalares do município de Alfenas-MG

Objetivos
Objetivos Gerais ● Contribuir para a construção de um sistema acadêmico - Sistema de Apoio à Decisão Clínica (SADC) - para a Escola de Enfermagem da UNIFAL/MG, permitindo a criação de pacientes fictícios para favorecer o aprendizado por meio de simulação de casos clínicos com as mesmas características da documentação real com vistas a possibilitar ao discente deste curso a implementação do Processo de Enfermagem (PE) por meio de um Registro Eletrônico em Saúde (RES); ● Cooperar para a implantação de um sistema profissional SADC, nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas instituições hospitalares do município de Alfenas para documentação do PE; ● Promover a integração ensino-serviço-comunidade, a partir da articulação entre ações de extensão, ensino e pesquisa, visando o desenvolvimento de competências profissionais dos discentes em ciência da computação acerca de softwares que visam promover a qualidade da assistência em saúde tanto na Atenção Primária à Saúde quanto nas instituições hospitalares. Objetivos Específicos: ● Informatizar as etapas que compõem o PE (coleta de dados/ histórico de enfermagem; diagnóstico; planejamento; implementação; avaliação) para a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG; ● Capacitar o discente a trabalhar de forma informatizada o processo de enfermagem; ● Contribuir na formulação de diagnósticos precisos e intervenções eficazes que possam levar a resultados significativos e clinicamente relevantes para o paciente/usuário; ● Realizar uma análise diagnóstica dos serviços vinculados ao Projeto APEC-TEC, com o escopo de verificar: sistemas/programas/ softwares utilizados para o RES; tipos de registros realizados; entre outros; ● Auxiliar as instituições participantes do Projeto APEC-TEC para a implantação de um SADC para a documentação do PE; ● Cooperar para a capacitação de profissionais de enfermagem a utilizarem um SADC, ferramenta valiosa de apoio à tomada de decisão no fluxo de trabalho dos enfermeiros, contribuindo para a segurança do paciente, a gestão em saúde e a qualidade da assistência de enfermagem. ● Promover a disseminação das experiências exitosas acerca do processo de desenvolvimento de um sistema entre a sociedade por meio dos eventos/cursos a serem realizados (palestras diversas ao longo do ano); ● Contribuir para o desenvolvimento acadêmico de alunos de cursos de graduação em Ciência da Computação acerca da informática no âmbito da saúde, no que diz respeito ao desenvolvimento de SADC.

Justificativa
O projeto APEC-TEC foi desenhado considerando as estatísticas brasileiras, quando se verifica que 73% dos estabelecimentos de saúde com acesso à internet utilizam algum sistema Registros Eletrônicos em Saúde (RES), sendo que as funcionalidades básicas, de caráter administrativo são as mais comumente disponibilizadas (TIC SAÚDE, 2018). A documentação clínica, o suporte à decisão, as diretrizes clínicas, os protocolos e o uso de padrões de interoperabilidade demandam atenção em projetos de magnitude nacional. No que tange às informações de enfermagem que compõem o RES, apenas 42% dos estabelecimentos brasileiros possuem dados de anotações de enfermagem e sinais vitais disponíveis eletronicamente. Outros dados da avaliação de enfermagem tais como Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem não estão descritos nesta pesquisa (TIC SAÚDE, 2018). Portanto, ainda nos tempos atuais, é um grande desafio encontrar dados essenciais dos pacientes sob a perspectiva da enfermagem nos RES. As informações sobre avaliação, diagnósticos, intervenções e resultados dos cuidados prestados permanecem na maioria das vezes invisíveis, impactando negativamente no cumprimento do objetivo de promover a ciência e a prática da enfermagem baseada em evidências (DELANEY et al., 2017). A documentação clínica de enfermagem clara, legível, organizada, passível de codificação favorece o desenvolvimento de estudos epidemiológicos, a vigilância de doenças, a mensuração dos resultados alcançados, bem como pode subsidiar propósitos administrativos. Portanto, a garantia da qualidade desses dados no RES é crucial (OTERO et. al., 2019). No âmbito acadêmico, a utilização de um SADC favorece a acurácia diagnóstica de enfermagem, quando comparado com registro manual e, deduz-se que pode sustentar o raciocínio clínico de graduandos de enfermagem (PERES; JENSEN; MARTINS, 2016) uma vez que o SADC, quando bem estruturado e elaborado em conformidade com as linguagens padronizadas de enfermagem, viabiliza a execução do Processo de Enfermagem com base no conhecimento científico e gera dados de enfermagem mais significativos e confiáveis. Soma-se a isto, o fato de o conteúdo de informática em saúde ser pouco abordado nos cursos de graduação de ciência da computação, necessitando ser trabalhado com os discentes, visto a grande necessidade desses serviços em melhorar os RES. Isto posto, é de extrema importância o desenvolvimento do Projeto APEC-TEC, visto que o RES tem o importante papel de ser um viabilizador e um facilitador das atividades da enfermagem que atua na assistência direta ao paciente, propiciando a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde. Com o uso do RES os dados podem ser agregados e interpretados, evidenciando de que forma os resultados de saúde se relacionam com os diagnósticos e as intervenções de enfermagem. Quanto à população cadastrada na Atenção Primária à Saúde e no contexto hospitalar, este projeto pretende contribuir para uma assistência de saúde de excelência e segura prestada pelos profissionais de enfermagem vinculados às instituições participantes desta ação.

Beneficiário
Alunos de graduação (Ciência da Computação e Enfermagem) e pós-graduação (Enfermagem) da UNIFAL-MG; enfermeiros,técnicos e auxiliares de enfermagem vinculados à Atenção Primária à Saúde e às instituições hospitalares do município de Alfenas; usuários e/ou pacientes assistidos pelos profissionais.