PENSANDO SOBRE MEUS CLIENTES: CONVERSAS COM EMPRESÁRIOS E FUNCIONÁRIOS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES

Apresentação
A presente ação tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre estudantes, empresários e funcionários sobre o comportamento do consumidor. Ela consiste em entrevistas realizadas pelos estudantes com pessoas que já trabalhem diretamente com os consumidores finais, partindo de um estudo prévio sobre o assunto.

Objetivos
Objetivo primário: promover a troca de conhecimentos entre estudantes, empresários e funcionários sobre o comportamento do consumidor. Objetivos secundários: aproximar a Unifal da comunidade empresarial a seu redor; auxiliar as empresas a crescer por meio da satisfação de seus clientes; e contribuir para a formação profissional dos estudantes ao colocá-los em contato com a realidade do mercado.

Justificativa
Este tipo de pesquisa é interessante em um sentido profissional, pois torna os participantes capazes de ajudar as empresas a desenvolverem estratégias para se comunicarem melhor com os consumidores e satisfazê-los mais do que os seus concorrentes. Toda empresa tem interesse em descobrir como fazer para que os consumidores desejem, adquiram, usem, gostem e recomendem seus produtos. Além disso, esses temas são muito importantes do ponto de vista pessoal na medida em que podem ajudar os participantes a entenderem a si mesmos como consumidores e a entender o comportamento de outras pessoas à sua volta. O marketing e a publicidade costumam ser muito criticados devido às afirmações exageradas que muitas vezes fazem e por estimularem o consumismo, isto é, as compras desnecessárias que frequentemente prejudicam os consumidores. Essas críticas são justificadas e devem ser feitas. No entanto, há um lado muito positivo e importante do marketing, pois ele é essencial para o desenvolvimento de produtos mais adequados às necessidades dos consumidores, deixando-os mais satisfeitos, além de remunerar os empresários e funcionários por seu trabalho, levando ao desenvolvimento econômico e social do país. Do ponto de vista do empresário, não basta que seu produto tenha boa qualidade e preço justo, é preciso que os consumidores saibam disso e prefiram comprar o seu produto ao invés do produto do concorrente. Por isso, a publicidade adquiriu cada vez mais importância ao longo do século XX e atualmente é uma das principais despesas das grandes empresas. O objetivo desta ação é, portanto, estimular a reflexão sobre o comportamento do consumidor e das estratégias de marketing das empresas para responder às demandas de seus clientes. Muitos de seus exageros apenas refletem as preferências dos consumidores. Além disso, se por um lado há muitos consumidores prejudicados, infelizes e endividados, também há diversas empresas que fecham as portas em menos de três anos, deixando empresários e empregados infelizes e endividados. A intenção aqui é, portanto, promover análises mais equilibradas do marketing.

Beneficiário
Empresários e funcionários de empresas que lidem com o consumidor final. Dado que os beneficiários serão indicados pelos alunos participantes do projeto, a expectativa é que a abrangência seja principalmente regional, pois os alunos do campus Varginha são predominantemente do Sul de Minas.