MEET UP TO SPEAK ENGLISH 2024

Apresentação
O presente projeto de extensão tem crescido muito, passou de 2 grupos em 2019 para 4 no ano seguinte. Em 2021, aumentou para 16 grupos e em 2022 tivemos até 26 grupos, atendendo todos os campi e a comunidade externa. O projeto foi desenvolvido para possibilitar a criação de um ambiente propício para a prática de conversação em inglês, tanto para a comunidade da UNIFAL-MG, como para demais interessados. Pequenos grupos compostos por pessoas que tenham conhecimento intermediário da língua inglesa serão formados e tais grupos serão acompanhados por mediadores. Nos encontros, serão discutidos temas diversos selecionados pelo mediador ou sugeridos pelos próprios participantes. Com o projeto, pretende-se aprimorar o nível de inglês, a desenvoltura na produção oral, sobretudo em público, e a troca de experiências no idioma.

Objetivos
Criar um ambiente propício para o aprimoramento e a prática de conversação online em inglês, em que os integrantes se sintam desinibidos e troquem experiências na língua-alvo. Há anos a fluência na língua inglesa vem sendo demandada em meios acadêmicos e profissionais, sendo necessária em entrevistas de emprego, apresentação de trabalhos em congressos, estágios no exterior etc. Muitos falantes dominam a escrita e a leitura do referido idioma, mas apresentam dificuldades no momento da produção oral.

Justificativa
A fluência na língua inglesa tornou-se imprescindível a profissionais, acadêmicos e alunos, uma vez que diversas atividades como entrevistas de emprego, apresentação de trabalho em congressos, presença em reuniões internacionais, intercâmbios e viagens de lazer são condicionadas pelo bom entendimento na língua inglesa. Além disso, especificamente no contexto acadêmico, verificamos a crescente internacionalização das universidades, tornando cada vez mais presente a necessidade de domínio da língua inglesa. No entanto, esse domínio do idioma, principalmente no momento da conversação, é um desafio para falantes não nativos em todos os setores da sociedade. Dessa forma, o presente projeto pode contribuir para aprimorar as habilidades dos participantes na conversação, promovendo sua inclusão em atividades condicionadas pela fluência na língua inglesa. Savignon (1997) afirma que, além da melhora no conhecimento da língua através da prática e experiência em uma gama cada vez mais ampla de contextos e eventos comunicativos, outras competências também são desenvolvidas, quais sejam: gramatical, discursiva, socio-cultural e estratégica. Uma forma de suplantar o desafio de consolidar o conhecimento em uma nova língua é através da prática de conversação. O presente projeto objetiva desenvolver esta prática dentro e fora da comunidade UNIFAL-MG com intuito de auxiliar os participantes em seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. Para isso, pretende-se criar grupos compostos por pessoas de nível intermediário no idioma para trocarem ideias e conhecimentos na língua inglesa por meio da interação.

Beneficiário
Toda a comunidade da UNIFAL-MG e demais interessados da comunidade externa.