CINEMA COM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONSTRUINDO INTERAÇÕES COM A OFICINA DO SER DE VARGINHA

Apresentação
Este projeto tem como propósito divulgar temas, conceitos e categorias das ciências sociais e ciências sociais aplicadas para estudantes do ensino médio atendidos pela organização sem fins lucrativos “Oficina do Ser” atuante no bairro Padre Vitor, em Varginha-MG. O objetivo é promover o diálogo entre estudantes de graduação e estudantes participantes das ações do Cine Clube promovido pela Oficina do Ser para realização de ações de divulgação científica de conteúdos discutidos em sala de aula. O Cine Clube da “Oficina do Ser” promove a discussão de curtas-metragens que abordam discussões sobre gênero junto a estudantes atendidos pela instituição. Nos intervalos do Cine Clube, os discentes do ICSA dialogarão com o público da “Oficina do Ser” promovendo ações de intervenção cultural, de comunicação visual ou oral que visem divulgar um tema, categoria ou conceito das disciplinas de forma a simplificar o entendimento para os estudantes da Oficina do Ser.

Objetivos
O objetivo do projeto é promover o diálogo entre estudantes de graduação e estudantes participantes das ações do Cine Clube promovido pela Oficina do Ser para realização de ações de divulgação científica de conteúdos discutidos em sala de aula. Os discentes do ICSA serão divididos em até quatro grupos. Cada grupo terá como tarefa realizar uma atividade de intervenção cultural, de comunicação visual ou oral que vise divulgar um tema, categoria ou conceito das disciplinas de forma a simplificar o entendimento para os estudantes da Oficina do Ser. A princípio, o projeto envolverá discentes das seguintes disciplinas ofertadas nos cursos de graduação do ICSA: “Administração Pública Brasileira” e “Ciências Sociais” (ambas ofertadas no segundo período); “Teoria das Organizações” (7º Período do Bacharelado em Administração Pública) e “Educação e Sociedade Brasileira” (Eletiva do 5º Período do Bacharelado em Administração Pública). As turmas de segundo período serão agrupadas para discussão em sala de aula (em data compartilhada pelas disciplinas na grade horária) e, a cada edição do Cine Clube irão se dividir em grupos em que decidirão qual conceito de cada disciplina orientará a proposta de intervenção cultural. As demais turmas, de períodos mais avançados no ICSA, buscarão produzir propostas de interação dialógica entre os curtas-metragens exibidos e conteúdos das disciplinas para diálogo com os estudantes da “Oficina do Ser” em roda de conversa ou outra forma de interação a ser definida pelos estudantes. As atividades aqui previstas podem estar sujeitas a alterações, portanto, por primarem pelo exercício de autonomia e criatividade das turmas, além de serem influenciadas pela interação extensionista com os estudantes da comunidade externa parceira do projeto. Ao final, somadas as atividades de planejamento e execução das ações, pretende-se que cada discente do ICSA que cumpra as atividades previstas cumpra doze horas de Atividades de Curricularização da Extensão (ACEX). Além de atender à demanda da “Oficina do Ser” de necessidade de infraestrutura para realização de seu Cine Clube, por meio de parceria para uso do Auditório do ICSA para tal finalidade, a proposta pretende incentivar estudantes envolvidos (ICSA e Oficina do Ser) a refletirem sobre a importância da universidade pública e da divulgação científica.

Justificativa
O avanço neoconservador observado nos últimos anos no Brasil ataca a dois marcos civilizatórios importantes: os direitos humanos (dentre estes, destacamos, direitos de mulheres, pessoas não-brancas e da população LGBTQIAP+) e as ciências (tendo, no Brasil, as universidades públicas como alvo de campanhas difamatórias e perseguições políticas). O projeto se volta a compor espaço dialógico visando a promoção dos direitos humanos e das ciências, sobretudo, sociais e sociais aplicadas.

Beneficiário
A proposta visa beneficiar cerca de vinte estudantes acima dos dezesseis anos de idade que participam do Cine Clube promovido pela organização sem fins lucrativos “Oficina do Ser”, cuja sede está localizada nas proximidades do campus de Varginha-MG da UNIFAL.