AÇÕES INTEGRADAS DE EXTENSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFAL-MG

Apresentação
O curso de Engenharia Ambiental estabelece em seu Projeto Pedagógico a importância da participação dos discentes do curso em ações de extensão, tendo como foco aproximar a realidade universitária das demandas da comunidade. O objetivo deste Programa é proporcionar aos discentes do curso de Engenharia Ambiental o desenvolvimento de atividades e ações de extensão com as comunidades e atores de diversas representações sociais. Após a apresentação geral do Programa, serão propostos dois projetos e uma ação aos discentes do curso. Os projetos e a ação terão relação com as áreas de atuação do engenheiro ambiental nas comunidades locais e possíveis formas de articulação com setores e atores sociais existentes nos municípios onde os discentes residem. Os resultados esperados estão relacionados a uma maior interação dos discentes com realidades sociais diversas que podem favorecer o entendimento da importância do exercício mais cidadã dos futuros profissionais.

Objetivos
Objetivo Geral: Proporcionar aos discentes do curso de Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG o desenvolvimento de atividades e ações integradas de extensão com as comunidades e atores de diversas representações sociais. Objetivos Específicos: a) Propor aos alunos ações que utilizem diversas ferramentas desenvolvidas no curso de Engenharia Ambiental; b) Fornecer orientação e apoio técnico para o desenvolvimento das ações propostas; c) Consolidar a atividades de extensão de forma contínua e integrada ao Projeto Pedagógico do Curso.

Justificativa
Após a publicação da Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão e preconizou em seu Art. 4º que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos, a UNIFAL-MG regulamentou o desenvolvimento e registro das Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) por meio da Resolução CEPE 13/2020 (UNIFAL-MG, 2020) e publicação do Manual da Curricularização da Extensão da UNIFAL-MG (UNIFAL-MG, 2021). Segundo a Resolução CEPE 13/2020, as Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) configuram-se como ações executadas em forma de Programas ou Projetos de Extensão, devidamente aprovadas pelas instâncias competentes, conforme regulamentações e orientações da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNIFAL-MG, propostos em editais de fomento ou de fluxo contínuo, independentemente do ano letivo e registrados no Sistema Informatizado da PROEX, desde que os discentes atuem na atividade como membro da equipe executora protagonista/executor da ação extensionista. Com objetivo de implementar as ACEx, o curso de Engenharia Ambiental criou uma comissão específica em 24/02/2023 (Portaria 494/2023) para dar suporte às ações de extensão desenvolvidas no curso. O novo Projeto Pedagógico do Curso que se inicia no semestre 2023/1 requer uma sistematização, organização e oferecimento de projetos e programas de extensão para que os alunos possam cumprir esta nova componente curricular. Diante do exposto, este Programa pretende aproximar os discentes às suas realidades locais, fornecendo um conjunto de atividades que possam ser desenvolvidas de forma integrada aos objetivos de formação preconizados no Projeto Pedagógico do Curso.

Beneficiário
Discentes do curso de Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG e comunidade de Poços de Caldas.