COMPARTILHANDO A MATEMÁTICA NA UNIFAL-MG POÇOS DE CALDAS

Apresentação
Segundo indicadores estudantis, o aprendizado da matemática é um desafio no mundo todo, de forma que é sempre benéfico qualquer tipo de empreendimento com o objetivo de difundir conhecimento em matemática. Dessa forma, o projeto Compartilhando a Matemática na UNIFAL-MG Poços de Caldas propõe desenvolver um site com conteúdos de matemática desenvolvidos por nossos estudantes. A ideia é compartilhar o conhecimento matemático, além de torná-lo mais acessível, visando contribuir com estudantes do ensino fundamental, médio e início do ensino superior que buscam auxílio, aperfeiçoamento e/ou aprofundamento em matemática.

Objetivos
Objetivo geral: Promover o interesse, o conhecimento e a compreensão de conteúdos de matemática entre o público em geral e possibilitar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, digitais e de trabalho em equipe entre os estudantes da UNIFAL-MG. Objetivos específicos: -produzir um site aberto e gratuito com conteúdos de matemática; -produzir e disponibilizar materiais didáticos de qualidade, como vídeos/aulas explicativas, tutoriais, atividades interativas e artigos educacionais, que abordem os conceitos fundamentais da matemática básica de maneira clara e acessível; -buscar recursos como jogos interativos, desafios, experimentos virtuais, ferramentas gráficas para uma compreensão de que a matemática pode ser divertida e interessante; -criar espaços de colaboração, tipo chats, para compartilhar experiências, manter a comunicação ativa com o público, tirar dúvidas; -estimular os alunos da UNIFAL-MG na aprendizagem dinâmica e construção de conhecimentos diversos, como criação de site, conteúdo, divulgação, ferramentas digitais.

Justificativa
Segundo o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, o Brasil registrou um baixo desempenho em relação a matemática, pior até mesmo que o desempenho de 2018, o que indica um declínio consecutivo na qualidade da educação em nosso país. Diante disso, é perceptível, de forma unânime entres os colegas professores, que os alunos estão chegando nas universidades com muita defasagem em matemática. Portanto, é obrigação da universidade pensar em formas e estratégias que possam contribuir com uma educação de mais qualidade. Desse modo, o presente projeto apresenta-se como uma estratégia de colaboração com a sociedade, visando o compartilhamento e o acesso ao conhecimento. Estimula ainda o comprometimento dos estudantes com a educação e o retorno do aprendizado recebido na universidade pública para o benefício social. Com esse projeto pretendemos contribuir para desmistificar a matemática tornando-a mais acessível, relevante e interessante para o público em geral. Isso pode despertar o interesse desde cedo, abrindo portas para oportunidades educacionais e profissionais.

Beneficiário
O público-alvo do projeto são estudantes do ensino fundamental, médio e início do ensino superior. Porém, o site, produto do projeto, será aberto e gratuito, de modo que toda a sociedade poderá se beneficiar do conteúdo produzido, como por exemplo, professores, pessoas prestando concursos e etc.