DE PELE E ALMA

Apresentação
Diversas dermatoses causam impacto no estado emocional, nas relações sociais e nas atividades cotidianas dos pacientes, devido os estigmas causados pela aparência das lesões. Essas doenças prejudicam a autoimagem e tem potencial para acarretar depressão e ansiedade tanto quanto doenças sistêmicas graves. Logo, é de suma importância a avaliação abrangente do paciente para se compreender melhor o quanto e de que formas a doença dermatológica pode prejudicar sua qualidade de vida e sua saúde mental. Uma das ferramentas usadas atualmente para essa avaliação é o Indice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI). Entre essas patologias, pode-se citar como exemplo o Vitiligo , a dermatite atópica e a psoríase, por isso os dias 25 de junho , 23 de setembro e 29 de outubro foram destinados para conscientizar a população sobre cada uma delas , respectivamente. Todas elas podem causar prejuízo funcional, ansiedade e constrangimento aos pacientes.

Objetivos
- Colaborar para a formação profissional dos acadêmicos de medicina da UNIFAL-MG , através de orientação quanto a importância do cuidado integral ao paciente, instrução quanto a aplicação de questionário para avaliação da qualidade de vida, e capacitação da abordagem das doenças citadas - Fornecer aos acadêmicos de medicina da UNIFAL-MG , equipe da Unidade Básica de Saúde e a população informações a respeito de doenças prevalentes e não contagiosas. - Orientar toda a Equipe quanto a importância da captação desses pacientes, para estabelecimento de vínculo do paciente com a Unidade Básica de Saúde

Justificativa
Taborda, ML et al ressaltou importância de uma avaliação abrangente do paciente para se compreender melhor o quanto e de que formas a doença dermatológica pode prejudicar sua qualidade de vida e sua saúde mental. O impacto psicológico gerado pela dermatose deve ser cuidadosamente avaliado e tratado individualmente, pois, sem dúvida, influenciará a evolução da dermatose e a resposta terapêutica. A fim de realizar um cuidado integral de pacientes com Vitiligo , Morales-Sánchez MA, et al. sugeriu aplicar testes de triagem para detectar distúrbios psiquiátricos, e considerou essencial a avaliação da qualidade de vida. Além disso, todos os médicos devem estar cientes dessa associação e avaliar ativamente os pacientes com vitiligo quanto a sinais / sintomas de depressão e fornecer referências apropriadas para gerenciar seus problemas psiquiátricos.27 Além do dano psicológico , vale ressaltar que o custo econômico é preocupante, devido ao gasto continuado e por possível perda da produtividade e absenteísmo do trabalho associados.28 Em pacientes com psoríase , Silva ET AL correlacionou maior impacto da enfermidade em algumas profissões relacionadas a atividade pública. Esse impacto na vida profissional deve ser levado em consideração por dermatologistas, reumatologistas, médicos do trabalho e tomadores de decisão no local de trabalho, a fim de melhorar o gerenciamento desses pacientes, ajudá-los a otimizar sua vida profissional e facilitar o acesso aos cuidados.15 Vale ressaltar , que existem estudos especializados e específicos de doenças relacionados ao impacto da doença nos membros da família dos pacientes em dermatologia.30,31 Embora o impacto da doença na qualidade de vida dos pacientes seja reconhecido como importante nos cuidados de saúde, o impacto das doenças nas pessoas que vivem com o paciente tem sido amplamente negligenciado.23 Demonstrou-se que o impacto da doença nas famílias é amplo e grave e que poucas famílias recebem apoio adequado. Logo , como citado por Carvalho, et al em um estudo referente a Dermatite Atópica e eczemas é importante ter mais atividades de conscientização, a fim de educar a sociedade, diminuir o estigma e as consequências , além de ajudar em alguns dos fatores que afetam o bem-estar psicológico desses pacientes.

Beneficiário
Usuários das Unidades Básicas de Saúde vinculadas com a UNIFAL. Alunos do curso de Medicina (4), membros da liga de dermatologia (3) e enfermagem (3)