DIPER: EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Apresentação
Projeto que tem por finalidade desenvolver ações de educação em saúde à sociedade e de cuidado às pessoas com condições crônicas, em especial com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus e suas complicações, com o objetivo de estimular o autocuidado, afim de reduzir as complicações, bem como, constituir apoio para a convivência com o adoecimento crônico e propiciar experiência da prática profissional. As ações estão pautadas nos princípios da integralidade da atenção à saúde, da Clínica Ampliada e do Autocuidado Apoiado. As experiências vivenciadas possibilitam aos integrantes o aprendizado social e político, exercendo o papel de cidadão comprometido com o processo saúde doença da população, viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade e estimula a participação da sociedade na prevenção e no autocuidado; permite a compreensão dos fatores intervenientes para adesão ao tratamento e propicia atualizações e reflexões acerca das temáticas e das políticas.

Objetivos
Levantar a caracterização socioeconômica, cultural e clínica dos participantes do estudo; Analisar as dificuldades para a convivência com o adoecimento crônico; Realizar ações de educação em saúde sobre a doença, as complicações, o tratamento e os cuidados por meio de plataformas virtuais; Levantar as necessidades de cuidado; Proporcionar orientações sobre os direitos do usuário do SUS com vista ao empoderamento e a participação popular; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Contribuir para o aperfeiçoamento das atividades docente, discente e de pesquisadores participantes do projeto; Elaborar material didático-pedagógico; Produzir e divulgar conhecimentos científicos; Organizar e realizar ações de educação em saúde .

Justificativa
As ações do projeto veem sendo desenvolvidas para e com as pessoas com condições crônicas, com vistas ao empoderamento e ao estímulo ao autocuidado. Sua importância deve-se a alta prevalência destas condições na população brasileira, aos altos índices de incapacidades, aposentadorias precoces e de mortalidade pela dificuldade que as pessoas têm na adesão ao tratamento e na convivência com a cronicidade e ainda, constitui o espaço para reflexão e formação do profissional de saúde para atuar com as pessoas com condições crônicas e a relevância do projeto como suporte social. As ações do projeto tem resultado em desdobramentos como TCC, IC, dissertações de mestrado e tese de doutorado.

Beneficiário
Pessoas com idade superior a 18 anos com condições crônicas em especial com Diabetes mellitus e/ou Hipertensão Arterial de área urbana de Alfenas-MG. Pessoas com condições crônicas e feridas complexas cadastradas no projeto. Discentes e docentes.