LISMU EXPLICA

Apresentação
LISMU EXPLICA é um projeto de extensão proposto pela Liga Interdisciplinar da Saúde da Mulher (LISMU) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) que visa realizar, pelos membros da LISMU e voluntários do PPGENF, ações de orientação em saúde, através de postagens educativas e “Lives” (serão anteriormente registradas como evento na PROEX, a fim de certificar os participantes) com profissionais da saúde, abordando diferentes temáticas referentes à Saúde da Mulher, ou seja, propõe uma abordagem interdisciplinar. Vale ressaltar que a liga é composta, além de suas coordenadoras, de discentes de graduação dos cursos enfermagem, medicina, biomedicina, nutrição e fisioterapia.

Objetivos
Divulgar postagens à comunidade e acadêmicos da UNIFAL-MG através do Instagram e Facebook, abordando temas relacionados à Saúde da Mulher.

Justificativa
Com a revolução tecnológica e, mas especificamente no ano de 2020, devido a pandemia da COVID-19, a realidade social teve de se adequar. Isso se aplica às atividades desenvolvidas pelas ligas acadêmicas, ou seja, ações que utilizem meios tecnológicos e que garantam o distanciamento social foram priorizadas, o que é o caso do projeto proposto, o qual se adequa à realidade e busca desenvolver conhecimento de maneira didática e dinâmica garantindo a promoção de educação em saúde para a população através do Instagram e Facebook. Dado esse contexto, os meios digitais, incluindo as redes sociais, se tornaram meios amplamente utilizados para disseminação de conhecimento, atendendo à demanda social, sem que seja freado a divulgação de informações e a disseminação de novos aprendizados dado o acesso fácil da população as mídias sociais e a quantidade de informações não científicas que são lançadas na rede. Nosso projeto se enquadra nesse contexto social e possibilita que o conhecimento na área de Saúde da Mulher seja disseminado de forma consciente e acessível.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e comunidade externa que se interessa pelo assunto.