INTRODUÇÃO AO GREGO ANTIGO

Apresentação
Trata-se de um pequeno grupo de estudo composto por estudantes de línguas que dedicar-se-á ao estudo orientado do Grego Antigo, em sua modalidade escrita. O número reduzido de participantes, neste momento, se liga ao objetivo geral, que é de, mais que introduzir o grego antigo aos participantes, propiciar a estes condições para o desenvolvimento de ações futuras.

Objetivos
- propiciar aos participantes condições para o desenvolvimento de competência mínima de leitura de textos em grego antigo; - propiciar aos participantes condições para o desenvolvimento de competência média em tradução de textos em grego antigo; - propiciar aos participantes condições para o desenvolvimento de competências linguísticas em grego antigo a partir de continuidade individual de estudos.

Justificativa
Embora seja língua de copiosa fortuna literária e filosófica, o grego antigo, há muito deixou de fazer parte dos curricula obrigatórios dos cursos de Letras e Filosofia. O acesso ao conhecimento do grego na academia brasileira se restringe, hoje, a menos de uma dezena de IFEs, a maioria localizada no sudeste, sendo USP e UFMG as mais próximas de Alfenas. Além destas, ainda dispõem do ensino de Grego como habilitação, UNB, UFSC, Unesp-Ara. e UFRJ. O que leva qualquer interessado, residente de Alfenas e microrregião, no grego ou em algum de seus documentos a ter de procurar assistência em não menos de 300km.

Beneficiário
Comunidade interna e externa da Unifal-MG interessada no estudo de Grego Antigo.