II CURSO TEÓRICO-PRÁTICO EM CITOGENÉTICA HUMANA E MUTAGÊNESE

Apresentação
Em 2017, foi realizado de maneira exitosa o I Curso Teórico Prático de Citogenética Humana e Médica (PREAE 3272), atendendo 27 participantes entre discentes de graduação, pós-graduação e profissionais de Alfenas e outras cidades. Na sua segunda versão, o referido evento introduz a importante área da Mutagênese, extensamente aplicada no estudo de agentes potencialmente genotóxicos e seus mecanismos de ação sobre o material genético bem como suas consequências para a saúde humana. Assim, o II Curso Teórico-Prático de Citogenética Humana e Mutagênese visa aprimorar os conceitos teóricos e as bases metodológicas com impacto nas diferentes dimensões da prática médica com aplicação diagnóstica e de pesquisa clínica, oncológica, quimiopreventiva, pré-natal, na infertilidade conjugal, terapia celular, entre outras.

Objetivos
1) Fortalecer conceitos teóricos clássicos e atuais da área da Citogenética Humana e Mutagênese da comunidade discente e profissional. 2) Desenvolver destrezas metodológicas na área da Citogenética Humana e Mutagênese, utilizando técnicas in vitro e in vivo, que vão desde a iniciação da cultura celular ou exposição de agentes a modelos animais, até a interpretação de resultados e suas aplicações diagnósticas. 3) Contribuir com o crescimento acadêmico, de pesquisa e assistencial da nossa comunidade profissional dedicada a atenção em saúde.

Justificativa
Atualmente, os citogeneticistas desenvolvem técnicas clássicas e moleculares com o objetivo de decifrar a estrutura, função e evolução dos cromossomos, além de combinar técnicas com o objetivo de detectar de forma precisa a causa genética de inúmeros síndromes em crianças e adultos. Adicionalmente a determinação de alterações cromossômicas em diferentes condições clínicas como síndromes genéticas, processos neoplásicos, infertilidade, síndromes de instabilidade cromossômica, entre outros, tem contribuído significativamente com a precisão do diagnóstico, tratamento e acompanhamento das mesmas, fazendo das técnicas de Citogenética Humana e Médica ferramentas indispensáveis nas ciências médicas. Adicionalmente, a área da Mutagênese tem evoluído e crescido significativamente, principalmente pelo alto índice de pacientes afetados com câncer atualmente, e pela descoberta de inúmeros agentes potencialmente carcinogênicos afetando a população. A pesar destas áreas terem cumprido mais de 60 anos, desde sua origem no ano 1956, e possuir um caráter relevante na condução terapêutica de inúmeras condições clínicas, não existe nenhum Curso do gênero que aprimore os conceitos teórico-práticos da Citogenética Humana e Mutagênese da comunidade acadêmica e profissional no sul do estado de Minas Gerais.

Beneficiário
Pós-graduandos e Profissionais, atuantes na área da saúde, nas diferentes unidades de saúde, universidades e centros hospitalares.