SAÚDE

Apresentação
Tendo em vista as graves consequências que as doenças infecciosas e parasitárias causam no organismo humano, mesmo após a evolução dos meios de diagnósticos e tratamento destas, é possível afirmar que a educação em saúde se constitui em uma importante ferramenta para de prevenção para tais patologias [1]. O Projeto tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças como as ecto e enteroparasitoses, por meio de atividades a seremrealizadas, em creches e escolas públicas do município de Alfenas-MG, por alunos dos curso da área de saúde da UNIFAL-MG. As atividades do projeto serão realizadas de forma interativa e visam levar informações sobre os principais agentes causadores e as medidas preventivas de infecções parasitárias, por meio de noções básicas de higiene corporal, dos alimentos e do ambiente. Bem como, ações de orientações e treinamento de higienização oral, das mãos e manutenção das unhas sempre aparadas.

Objetivos
Capacitar os acadêmicos participantes do projeto, para que possam repassar conhecimentos sobre a prevenção da infecção por entero e ectoparasitas. Realizar revisão bibliográfica sobre ecto e enteroparasitoses e educação em saúde. Utilizar teatro de fantoches para a representação de parasitas intestinais e dos instrumentos de higiene corporal para ministrar os conceitos sobre as parasitoses intestinais, pediculose do couro cabeludo suas medidas preventivas para pré-escolares. Ministrar aulas expositivas sobre parasitoses intestinais e pediculose do couro cabeludo para escolares do ensino fundamental para complementar os conceitos sobre essas doenças ministrados nas aulas regulares de ciências das escolas. Demonstrar os principais parasitas intestinais preservados em frascos e suas formas evolutivas infectantes (ovos, cistos e larvas) em microscópio óptico, para escolares do ensino fundamental. Demonstrar, em microscópio óptico, o Pediculus capitis (agente etiológico da pediculose do couro cabeludo) e suas lêndeas aderidas a fios de cabelos. Distribuir material didático como folders e cartilhas, para complementar os conceitos ministrados. Avaliar o nível de assimilação do conhecimento ministrado, por meio de jogos, brincadeiras e respostas aos exercícios contidos em uma cartilha específica para a "verificação da aprendizagem". Verificar, junto aos coordenadores das instituições parceiras, a aplicação dos conhecimentos adquiridos com as atividades que foram desenvolvidas.

Justificativa
As infecções causadas pelos entero e ectoparasitas podem causar graves consequências para o homem. Isso torna as parasitoses intestinais e a pediculose do couro cabeludo um sério problema de saúde pública, o que pode ser verificado pelas elevadas taxas de prevalências nas diferentes regiões geográficas brasileiras. As parasitoses intestinais afetam o indivíduo, incapacitando-o no bom desempenho de suas atividades físicas e intelectuais e diminuindo sua disposição para o estudo. Este quadro pode ser verificado em várias parasitoses e, especialmente, na ancilostomose devido à anemia e ao agravamento do estado nutricional do hospedeiro. A maioria dos helmintos e protozoários intestinais, quando presentes em grande número nos hospedeiros podem levar a complicações mais sérias, como hepáticas e pulmonares e, dependendo da gravidade, levar a óbito. No caso da pediculose do couro cabeludo, sua grave consequência está relacionada às irritações e coceira no couro cabeludo, infecções bacterianas secundárias e constrangimento no convívio social da criança. Considerando tais consequências devido às infecções parasitárias justifica-se o presente trabalho, visando atender as necessidades de pré-escolares e de escolares, no estabelecimento de medidas educativas que possam evitar a infecção pelos entero e ectoparasitas, a fim de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida. Este fato aliado à ausência de um programa efetivo de educação em saúde nas pré-escolas e escolas do ensino fundamental para a prevenção efetiva das entero e ectoparasitoses também justificam a proposta deste projeto. Além disso, a possibilidade da capacitação dos discentes, a inserção deles junto à população e a contribuição para a promoção da saúde fundamentam o importante papel que a universidade representa junto à sociedade. Considerando o exposto, justifica-se também, o desenvolvimento deste projeto para que alunos do ensino fundamental possam ter acesso a materiais didáticos não existentes em suas instituições, que complementem os conceitos sobre doenças parasitárias previstos nos livros de ciências, facilitando dessa forma o processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para a prevenção da infecção pelos enteroparasitas e pelo Pediculus capitis.

Beneficiário
Comunidade em geral, especialmente crianças de creches municipais e de escolas públicas da cidade de Alfenas-MG.