A PRAÇA QUE QUEREMOS KIDS

Apresentação
Trata-se de um Projeto de natureza sócio ambiental sustentado pelos eixos da educação e preservação do meio ambiente. O projeto foi elaborado em parceria com a Décima Oitava Região da Polícia Militar, Sexagésimo Quarto Batalhão de Polícia Militar de Alfenas, e está vinculado ao Programa Construindo Cidadãos da UNIFAL-MG. O Projeto visa despertar nas crianças e seus familiares, bem como na sociedade uma consciência da importância de apropriação dos espaços públicos, em especial as praças e sua consequente conservação. As ações programadas consistirão em avaliações diagnósticas dos problemas, elaboração de estratégias técnicas e sociais para a resolução dos problemas, bem como divulgação nas mídias impressa e sociais dos resultados alcançados. Acreditamos que a participação efetiva das crianças nas ações propostas possibilitará despertar de uma consciência sócio ambiental contribuirá no processo de construção da cidadania.

Objetivos
- Estimular na vida das crianças uma consciência sócia ambiental; - Estimular uma postura de preservação dos espaços públicos e do meio ambiente; - Oferecer oportunidade para uma reflexão de cidadania no que diz respeito ao sentimento de pertencimento e de direitos e deveres.

Justificativa
O projeto se justifica, pois, a avaliação diagnóstica realizada pela Polícia Militar bem como a observação cotidiana das condições estruturais, dos indivíduos que estão se apropriando destes espaços bem como das atividades muitas vezes duvidosas que estão sendo praticadas nestes espaços de lazer e cultura evidenciam um problema de cunho social. Assim, faz necessária uma reflexão sobre as práticas sociais e articular as percepções sobre o meio ambiente, que consiste em uma tomada de consciência ambiental, ou seja, perceber o ambiente em que está inserido, aprendendo a protegê-lo e cuidá-lo (FERNANDES, 2004). Nesse sentido, ações de Educação Ambiental (EA) constitui-se como uma ferramenta para promover uma mudança no sistema de conhecimento, valores, comportamento, e contribuindo na construção de cidadania. De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei n° 9795/99, a EA tem como objetivo levar a conscientização a fim de construir um pensamento saudável nas novas gerações. No artigo 20 , a lei dispõe que EA deve estar presente em todas as modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal (BRASIL, 1999). Assim, uma atenção direcionada às crianças com princípios de sustentabilidade, identidade cultural, mobilização e participação, por meio de ações lúdicas no contexto da educação ambiental incentivará sobre a importância do cuidado de preservação das praças, ou seja zelar pelo bem e espaço público.

Beneficiário
Crianças na faixa etária de seis a nove anos, independente de sexo, raça, credo religioso, cor e nível sócio-econômico e suas respectivas famílias, inscritos nos Clubes de Aventureiros, bem como a comunidade em geral.