IMERSÃO LINGUÍSTICO-CULTURAL PORTUGUÊS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Apresentação
O projeto de Imersão Linguístico-cultural visa proporcionar a prática de línguas estrangeiras de maneira mais contextualizada, envolvendo nativos de diferentes línguas. Amparado pela Metodologia Colaborativa de Aprendizagem de Línguas, as atividades desenvolvidas serão realizadas em formato de oficinas, as quais serão conduzidas pelos próprios participantes sob orientação de coordenadores. Assim, para a participação, é necessário possuir conhecimentos básicos da língua estrangeira de interesse.

Objetivos
- propiciar trocas linguístico-culturais entre discentes brasileiros e estrangeiros da UNIFAL-MG; - estabelecer um ambiente contextualizado para aprendizagem de línguas estrangeiras; - potencializar o desenvolvimento da competência comunicativa e suas subcompetências, a saber: linguística, estratégica, discursiva e cultural; - permitir que se estabeleça uma relação intercultural entre os participantes; - ampliar o vínculo de pertencimento dos alunos brasileiros e estrangeiros no âmbito universitário.

Justificativa
A necessidade de se desenvolver este projeto parte da experiência vivenciada dia a dia em sala de aula. Constata-se que os discentes, para além de suas dificuldades intrínsecas e peculiares, não possuem espaços de prática efetiva das línguas estrangeiras. A ampliação do espaço de uso de língua estrangeira poderá potencializar, especialmente, o desenvolvimento da língua oral, que consiste no maior desafio de aprendizagem.

Beneficiário
Discentes da UNIFAL-MG e egressos que tenham conhecimento básico em uma língua estrangeira.