APRIMORAMENTO ACADÊMICO NO CURSO DE ENFERMAGEM: REPENSANDO AS AVALIAÇÕES

Apresentação
A reflexão sobre o ensino em saúde nos coloca diante de inúmeros desafios tanto relacionados ao aprendizado quanto à avaliação :desafios de ensinar, aprender a “apreender” e avaliar o aprendizado. Busca-se o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em todas as suas orientações; contudo, como avaliar ses o aluno adquiriu as competências e habilidades previstas nas Diretrizes? Repensar as formas de avaliação é fundamental dentro do processo de ensino-aprendizagem. Há também que se discutir o processo ensino-aprendizagem institucional em consonância com as avaliações externas.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Parte da justificativa para esta ação foi a partir da análise para a discussão de alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem que consistiu em um levantamento da realidade do curso em que foram investigados os índices de reprovação e de evasão. Também foi investigados barreiras e dificuldades referentes, bem como sugestões ao projeto, na perspectiva de alunos, docentes e egressos. Alguns dos resultados obtidos a partir desse levantamento das dificuldades no desempenho acadêmico dos estudantes assinalaram para uma multideterminação de fatores. Esses fatores envolveram o desajustamento psicossocial, o processo ensino-aprendizagem, as expectativas não contempladas, a incompatibilidade vocacional e as ideias equivocadas sobre o curso. Também é importante ressaltar que o Curso de Enfermagem, como parte do ciclo trienal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) será avaliado no ano de 2019. Além de outras ações envolvendo o processo ensino-aprendizagem, a EE-UNIFAL iniciará no ano de 2019 um processo de reestruturação do modelo de avaliação utilizado no curso de Enfermagem, visando qualificar as provas elaboradas pelos professores, treinando e dando subsídios para que eles possam estruturar as avaliações de acordo com as melhores práticas pedagógicas. Por conseguinte, avaliações bem estruturadas, contextualizadas e centradas em competências e habilidades podem ser poderosas ferramentas pedagógicas, e servem como pontos norteadores das ações pedagógicas do curso de enfermagem da UNIFAL. Mediante a premente necessidade de qualificar os processos avaliativos institucionais, a EE-UNIFAL adotará diversos procedimentos e ações visando a capacitação contínua de professores em processos de avaliação de estudantes, bem como o aumento da transparência e detalhamento dos resultados das avaliações para os estudantes. Faz-se oportuno mencionar que todas as avaliações serão previamente planejadas e interconectadas em consonância com o projeto pedagógico do curso. Todas as ferramentas avaliativas estarão vinculadas aos objetivos de aprendizagem gerais e específicos do curso, sendo atualizadas semestralmente de acordo com eventuais mudanças em algum componente curricular do curso. Dessa forma, os professores serão estimulados a trabalhar as competências, habilidades, conhecimentos e atitudes de forma articulada com os conteúdos dos planos de ensino de cada componente curricular. Reforça-se que com estas informações analisadas pela IES é possível promover melhorias que tragam benefícios aos alunos, gerem melhores indicadores de qualidade do curso e forneçam informações que auxiliam na prestação de contas aos órgãos brasileiros de avaliação da qualidade do ensino superior (SILVA; FERRAZ, 2018).

Beneficiário
Alunos e ex-alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas