LINGUAGEM E PODER: A UNIVERSIDADE ESCLARECE

Apresentação
O Ciclo de debates é um evento organizado pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal. A ideia é reunir especialistas na área de educação, história, ciências sociais e letras, além de convidados externos do ICHL para debater e esclarecer conceitos, teorias e práticas políticas e sociais relacionados à Linguagem, poder e direitos. Serão convidados professores, discentes e escolas da região, além de outras entidades da comunidade externa para o debate. Os convidados responderão a perguntas provocativas que promoverão a discussão temática com o público.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A sociedade brasileira se encontra, no momento, imersa em um debate que parte de preconceitos e senso comum, em relação a questões sensíveis como direitos humanos e ciência, o que traz prejuízos à democracia e à participação coletiva mediada pelo conhecimento necessário. A chamada pós-verdade e o fenômeno do Fake News promovem a confusão, a intolerância e a ausência de diálogos mais aprofundados. É o momento importante de seus intelectuais se posicionarem em defesa do conhecimento e esclarecer os procedimentos e conceitos relacionados ao papel fundante da linguagem nas relações humanas, num amplo debate com a comunidade interna e externa.

Beneficiário
Serão beneficiados discentes e docentes da universidade, professores e discentes das escolas ao redor e membros da comunidade que quiserem participar.