MADRIGAL RENASCENTISTA UNIFAL

Apresentação
O projeto MADRIGAL RENASCENTISTA UNIFAL é um projeto de extensão na área de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, componente do programa de extensão “Toda música para todos!”, e tem como principal objetivo fomentar a cultura musical por meio da formação de público para fruição da Música Antiga. Em seu repertório, o MADRIGAL RENASCENTISTA UNIFAL executa peças variadas, com especial ênfase à música Renascentista, tendo o compromisso de integrar a comunidade acadêmica e a sociedade por meio de uma manifestação cultural reconhecidamente universal: a Música.

Objetivos
1 - Contribuir com a formação dos discentes e membros da comunidade, integrantes da equipe do Projeto, por meio do estudo realizado para preparação das peças do repertório, de forma disciplinada e embasada teoricamente; 2 - Compartilhar os resultados das pesquisas e estudos dessa preparação, por meio da realização de Seminários abertos ao público em geral; 3 - Fomentar a formação de público para a fruição de Música Antiga, por meio dos concertos e apresentações; 4 - Oportunizar o acesso a uma produção musical pouco difundida, contribuindo com a valorização da diversidade cultural e fomentando a cultura musical.

Justificativa
Schullian e Schoen (1948) afirmam que “É privilégio de todo indivíduo formar seu próprio gosto musical. No entanto, em vista das evidências científicas do efeito da música sobre a mente, é necessário suscitar uma questão ética e moral com respeito a todos que se empenham em fornecer ao público qualquer espécie composição musical. Pelo ensino, por execuções ao vivo pela preparação de música gravada, os que assim se acham empenhados estão moldando o gosto e as atitudes de milhares de crianças, jovens e adultos." (p.271). A afirmativa serve de motivação, mas também é um alerta. Apresentamos neste projeto uma proposta de utilização da Música como instrumento de transformação, efeito que se comprova cientificamente. Por outro lado, temos a consciência de estar assumindo uma grande responsabilidade, visto seu poder de influenciar na formação humana. Considerando que as ações do Projeto vêm apresentando resultados satisfatórios, desde sua concepção em 2009, com significativo aumento de público a cada ano e reconhecimento no meio da música coral, local e regionalmente, é possível afirmar que estamos no caminho certo. A articulação ao Programa “Toda música para todos!”, no ano passado, veio ampliar a atuação do projeto, tanto para a formação dos integrantes de ambos os projetos componentes – MADRIGAL RENASCENTISTA UNIFAL e CAMERATA THEOPHILLUS, quanto para os membros da sociedade, assistentes dos concertos e apresentações. Nesse sentido, este projeto visa a propiciar, a todos os envolvidos em suas ações, o acesso a uma manifestação cultural que, normalmente, fica restrita a meios acadêmicos especializados e/ou direcionada a um público elitizado, formando público para atividades artísticas e culturais diversificadas – Música coral e instrumental.

Beneficiário
Além dos integrantes das equipes executoras dos projetos componentes do Programa, serão beneficiários das ações desta proposta, membros da comunidade assistentes aos concertos e apresentações.