PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ESCOLAS

Apresentação
O projeto prevê ações para o desenvolvimento e fortalecimento da propriedade intelectual (PI), junto aos alunos da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira de Alfenas - MG. Objetiva-se disponibilizar conhecimentos necessários sobre Propriedade Intelectual com a participação ativa dos jovens, através de atividades divertidas e dinâmicas. Ademais, os participantes serão estimulados a repassar o conhecimento técnico aos estudantes do ensino médio, para que estes consigam ver a universidade como local que contribuirá para amadurecimento de competências e habilidades.

Objetivos
Objetivo Geral: Disseminar e fortalecer a propriedade intelectual, a cultura e o ecossistema inovador e empreendedor através dos jovens. Objetivos Específicos: A) Estimular o interesse dos jovens na universidade e na área da inovação e empreendedorismo; B) Demonstrar a importância da Propriedade Intelectual com o objetivo da inserção do tema na sociedade como um todo; C) Oferecer suporte para construção do conhecimento por meio de ações relacionadas a P.I; D) Disseminar a agência de inovação e empreendedorismo - I9/Unifal e a incubadora de empresas de base tecnológica - NidusTec; E) Fortalecer a rede de diálogo entre agência de inovação e empreendedorismo - I9/Unifal e a incubadora de empresas de base tecnológica – NidusTec com a sociedade.

Justificativa
O mundo em que vivemos se transforma em uma velocidade muito superior à do sistema de educação tradicional. E conforme Morosini, 2011, o empreendedorismo está relacionado à resolução de problemas do dia a dia, de forma ágil e inovadora, e ao desenvolvimento de novas oportunidades de crescimento profissional. E por este motivo a criatividade, é a gênese da mudança, da diferenciação e da inovação. Assim, a Agência verifica o desafio de propor formas capazes de auxiliar os jovens a se adaptarem à realidade e a se desenvolverem profissionalmente. O projeto proposto faz com que os participantes sejam estimulados a inovarem e para que isso ocorra de forma segura, faz-se necessário criar uma base de aprendizado da matéria de propriedade intelectual. Além disso, vê-se o déficit na BNCC sobre o que é a PI, sendo que esta matéria/campo está presente em todos os lugares, desde apostilas escolares até projetos de pesquisas em universidades. Dessa forma, espera-se que o projeto deslumbre, para os participantes, a importância da propriedade intelectual e como ela pode afetar diretamente na mudança da sociedade. Para organização e desenvolvimento das ações, o projeto acontecerá de forma contínua, com palestras e atividades que envolvem a abordagem de diversos temas dentro da propriedade intelectual, inovação e empreendedorismo. Será realizada uma troca de experiência com a interação dos alunos demonstrando o conhecimento adquirido. As atividades envolvidas, serão aplicadas para a participação ativa, incentivando a criação de um modelo de negócios baseado em conhecimentos adquiridos durante o projeto. As atividades também consistem em mostrar para os alunos, que apesar das dificuldades, com um pouco de inovação e criatividade é possível a transformação de uma ideia em uma plano de negócios viável, além de estimular a oratória e a persuasão. Durante o ensino médio, a E. E. Doutor Emílio Silveira, possui em sua grade curricular matérias sobre empreendedorismo. Desse modo, justifica-se o trabalho em conjunto com a Agência de Inovação e Empreendedorismo, que vem proporcionando com o desenvolvimento dos alunos um impacto maior na formação do estudante e um melhor relacionamento entre escola e universidade. As atividades serão realizadas com as turmas de ensino médio que estão desenvolvendo a disciplina de empreendedorismo na escola parceira, de acordo com o cronograma escolar disponibilizado.

Beneficiário
Universitários do campus de Alfenas; Alunos das escolas públicas.