AMAPIC

Apresentação
No ano de 2018 devido a procura tanto da comunidade externa, servidores e alunos pelos atendimentos na prática integrativas e complementares em saúde (PICS) veio a necessidade de criação do ambulatório em PICS então a proposta para o ano de 2019 foi a criação do ambulatório de práticas integrativas e complementares em saúde da UNIFAL (AMAPIC) e 2024 a continuidade do projeto. A AMAPIC é um projeto de extensão que visa atendimento e qualificação em prática integrativas e complementares em saúde para alunos com distúrbios metais e físico, servidores e técnicos administrativos. Os atendimentos serão realizados no período de março a dezembro de 2024, 1 vez por semana através dos 29 recursos integrados nas práticas integrativas e complementares. Espera-se como resultado através de suas ações pesquisa, ensino e extensão o aprimoramento na prática clínica e melhora da qualidade de vida e apresentação de trabalhos em eventos científicos e de extensão.

Objetivos
- Promover melhora da qualidade de vida; - alívio de dor - Melhorar a saúde mental e físico

Justificativa
A universidade tem o papel de formação profissional, onde se almeja formar um sujeito crítico, reflexivo e com formação ética. Dessa forma, as instituições usam técnicas pedagógicas de ensino-aprendizagem comprometidas com o desenvolvimento de valores humanizadores, para que o discente em formação pense, aja e reaja às situações na prática clínica de forma ética (JESUS, et al. 2016).O saber técnico-cientifico associado à prática clínica é de grande importância para o processo de formação profissional nos cursos da área da saúde. O conhecimento acerca das práticas integrativas e complementares em saúde propicia ao aluno o atendimento ao paciente de forma integral atuando na atenção humanizada vindo de encontro aos princípios doutrinários do SUS. A aquisição do conhecimento e da vivência em prática clínica permite ao aluno a capacidade de analisar criticamente e aplicar de forma racional a informação científica, melhorando a qualidade da assistência ao paciente (LOPES, 2000). Todo o conhecimento absorvido no dia a dia da prática clínica irá promover diferente saberes, dúvidas e mais do que isto, tornará este discente um buscador de informações, um grande curioso do saber científico que sabe que, quanto mais ele se absorve de boas prática.

Beneficiário
beneficiarão diretamente os discentes e a comunidade externa, servidores e técnicos administrativos , terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na PICs.