RITMOS E ELEMENTOS DO MARACATU DE BAQUE VIRADO

Apresentação
O projeto de extensão RITMOS E ELEMENTOS DO MARACATU DE BAQUE VIRADO, executado pelo grupo Maracatu Muiraquitã – Baque Angola tem o intuito de trabalhar junto com a comunidade, tanto acadêmica quanto externa, no caso, a escolar, especialmente da E.E. Samuel Engel, com a qual manteremos parceria no ano de 20024, os elementos rítmicos e não-rítmicos (história e origem, religiosidade, patrimônio e relevância cultural) do maracatu de baque virado, manifestação de origem afro-brasileira e característico de Pernambuco. Isso será feito por meio de oficinas e apresentações em que se trabalharão tanto noções rítmicas sobre os instrumentos usados no maracatu, quanto noções teóricas sobre essa manifestação e sua História.

Objetivos
Desenvolver habilidades de coordenação rítmica e musical; discutir os elementos não-rítmicos associados ao maracatu de baque virado, como religiosidade, história, origem; trabalhar na confecção de figurinos e elementos plásticos do maracatu; organizar a manutenção de instrumentos percussivos; promover oficinas de confecção de materiais de percussão; participar e promover encontros sobre maracatu de baque virado e de outras manifestações de matrizes africanas por meio de palestras e viagens.

Justificativa
O projeto justifica-se primeiramente pelo intuito que tem se mostrado bem sucedido nas atividades já desenvolvidas desde 2004, quando foi fundado por um grupo da UNIFAL-MG, e com a intenção de manter viva essa importante manifestação da cultura popular afro-brasileira. Há, no país, uma grande dificuldade em relação a esse objetivo tendo em vista o imenso preconceito ainda enfrentado e à resistência encontrada na aceitação de temas ainda tidos como polêmicos, como candomblé e religiões de matriz africana. Tais temas, que podem ser considerados atuais, ainda devem ser mais estudados e discutidos pela comunidade interna e externa da nossa universidade. Dessa forma, o intuito principal é levar essa discussão, de maneira dialógica, ao ambiente escolar, como forma de compreender a importância dessas manifestações culturais na constituição identitária do povo brasileiro. A relevância deste trabalho justifica-se, ainda, sob três aspectos: primeiro por tratar-se de um projeto que tem como base a divulgação de uma manifestação de origem afro-brasileira dentro do âmbito acadêmico e da cidade de Alfenas, estimulando a reflexão sobre o respeito à diversidade; segundo, pela possibilidade de se ampliar e promover a integração entre a comunidade universitária e a comunidade local, em especial, a escolar; terceira justificativa é oferecer às/aos estudantes e à comunidade local uma atividade de lazer e de cultura, que desenvolve habilidades rítmicas e o espírito e sintonia coletivos. Essa atividade se mostra, portanto, como uma espécie de terapia, em que a rotina dos trabalhos e dos estudos é quebrada no rufar dos instrumentos e nos cantos. Para a comunidade escolar, além da mesma função músico-terapêutica, é uma oportunidade de construção da autoestima social e de desenvolvimento de identidades individuais e coletivas por meio da vivência compartilhada da experiência cultural promovida pelo maracatu. Durante o período presencial o projeto promove uma aproximação maior da comunidade externa com o espaço físico da UNIFAL-MG e com as discussões que se desenvolvem no interior desta.

Beneficiário
Estudantes da UNIFAL, membros da comunidade de Alfenas e da E.E. Samuel Engel.