MÃOS LIMPAS QUE SE UNEM

Apresentação
Desde dezembro de 2019, com o surgimento da doença COVID-19, foram contabilizados mais de 3,6 milhões de casos no mundo e aproximadamente 260 mil óbitos. O Brasil teve seu primeiro caso confirmado em 26 de fevereiro de 2020 e, desde então, contabiliza aproximadamente 2.675.676 casos confirmados, dentre os quais mais de 127.106 mil estão relatados no Estado de Minas Gerais, com cerca de 2.769 óbitos.1 A elevada velocidade de transmissão do vírus SARS-CoV-22 torna este cenário bastante preocupante, e afim de promover o achatamento da curva de transmissão, medidas preventivas da transmissão dinâmica do SARS-CoV-2 têm sido tomadas em quase todos os países do mundo onde a higienização das mãos estão entre as principais recomendações OMS. Assim, nesta proposta, pretende-se instalar lavatórios em praças públicas na cidade de Alfenas-MG com maior circulação de pessoas. (1) https://ammg.org.br/covid19/; (2) https://www.saude.gov.br/boletins-epidemiologicos. Acesso em: 07/05/2020.

Objetivos
A proposta apresenta alguns objetivos específicos: 1) Realizar parcerias com empresas públicas ou privadas para a aquisição dos lavatórios a serem instalados nas praças de Alfenas-MG; 2) Realizar parcerias com outros projetos de extensão da UNIFAL-MG para formação da equipe que ajudará na produção do sabonete líquido ou aquisição dos itens consumíveis; 3) Atender um maior número de pessoas que frequentam as praças públicas que possam higienizar as mãos com sabão através do uso de lavatórios instalados nos locais de maior circulação de pessoas; 4) Impactar na diminuição da disseminação de contaminação pelo novo coronavírus na cidade de Alfenas-MG. Com a instalação destes lavatórios, pretende-se instruir os moradores daquela região sobre a importância de lavar as mãos constantemente com água e sabão, os quais juntam formam “micelas” capazes de destruir os microrganismos, e ao instalar placas ou panfletos explicativos nestes lavatórios, daremos maior importância desta simples mas eficaz ação em combate ao vírus SARS-CoV-2 mas também outros tipos de microrganismos.

Justificativa
Em 2019, o tema da campanha mundial “Salve vidas: higienize suas mãos”, proposta pela OMS e apoiada pela Anvisa, “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”, foi comemorado no dia 05 de maio, considerando o Dia Mundial de Higiene das Mãos [1] onde este gesto simples e básico de lavar as mãos evita doenças graves provocadas por microorganismos. Considerando, portanto, a gravidade da disseminação da COVID-19 pelo mundo e à espera da busca por uma vacina contra o SARS-CoV-2, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, é uma ação eficaz para matar os vírus que podem estar nas mãos bem como para evitar a contaminação de outras pessoas. Diante destas informações, esta proposta visa reforçar que lavar as mãos pode salvar vidas, e para isso, esta proposta visa construir lavatórios de uso comunitário nas praças públicas em bairros mais carentes da cidade de Alfenas-MG e para isso, contando com parcerias, disponibilizar quantidades de sabão líquidos a serem usados nestes lavatórios. Essa ação poderá continuar não somente na atual situação pandêmica que o país vive, mas com apoio da própria comunidade, e principalmente da Prefeitura Municipal, os lavatórios construídos no projeto “Mãos limpas que se unem” poderão ser um bem a ser preservado pela cidade. Referência 1- https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/maio/medidas-adotadas-pelo-governo-federal-no-combate-ao-coronavirus-5-de-maio

Beneficiário
O público alvo do projeto é a comunidade de Alfenas, mais especificamente, as pessoas menos favorecidas economicamente. Pode-se atingir mais que 1000 pessoas na cidade de Alfenas-MG.