ALIVIAR

Apresentação
Projeto de extensão desenvolvido preferencialmente por discentes da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos (LICP UNIFAL-MG) voltado aos graduandos, pós-graduandos, docentes, profissionais, familiares e cuidadores de pacientes com doenças crônico-degenerativas não transmissíveis elegíveis aos cuidados paliativos.

Objetivos
1) Proporcionar aos pacientes e familiares entendimento sobre os sintomas respiratórios e estratégias de alívio de dispneia e fatores relacionados. 2) Estimular o desenvolvimento de competências de avaliação e manejo não farmacológico da dispneia e desconforto respiratório no cuidado paliativo. 3) Conscientizar sobre a inserção do cuidado paliativo de forma integral, desde atenção primária. 4) Proporcionar a discussão baseada em vivências trazidas por pacientes, familiares ou profissionais, aprendendo com eles e preparando os discentes para assistência de qualidade e humanizada.

Justificativa
Os cuidados paliativos constituem uma demanda urgente e crescente que vai além da necessidade evidenciada pela literatura mundial. Em nossos grupos de trabalho e eventos surgem muitas dúvidas e angústias vivenciadas diariamente em diversos setores de assistência à saúde, trazidas por supervisores de estágio, discentes, profissionais da rede, familiares e pelos próprios pacientes, reforçando a carência loco-regional dessa abordagem. Ademais, o Cuidado Paliativo não é contemplado nas Matrizes Curriculares dos cursos de Saúde da Unifal, nem tão pouco a aplicação de seus cuidados no manejo da dispneia e desconforto respiratório. Tal necessidade ficou ainda mais exposta com o contexto da Pandemia pela Covid-19. Tornou-se evidente a necessidade de cuidados e de conhecimento acerca da saúde, com certa atenção ao sistema respiratório e manejo de sintomas relacionados. O impacto na saúde física e mental gerado pelo distanciamento social, medo de adoecer, pelo contágio, mortes ocorridas e redução de acesso aos serviços, também afetaram sobremaneira a qualidade de vida das pessoas e potencialmente daquelas que já conviviam com doenças crônicas.

Beneficiário
Pacientes com doenças crônicas, seus familiares e cuidadores, equipes de saúde e, indiretamente, o serviço ao qual pertencem, além da comunidade acadêmica (cursos de saúde).