LIGA ACADÊMICA DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA APLICADA( LAMIM UNIFAL-MG)

Apresentação
A Liga Acadêmica de Microbiologia e Imunologia (LAMIM) nasceu da iniciativa de alguns discentes após cursarem a disciplina de Microbiologia, no 2o semestre de 2017. A LAMIM está sob a coordenação da profa Amanda Latercia Tranches Dias (docente da disciplina de Microbiologia) e coordenação adjunta do Prof. Luiz Cosme Cotta Malaquias (docente da disciplina de Imunologia). Os discentes envolvidos são: Alexander Gabriel Rosa Ribeiro (2016.2.02.019), Cristiane Alves Tulha (2016.2.02.010), Natália Cristina de Melo Santos (2016.2.02.040), Renato Fróes Goulart de Castro (2016.2.02.046), Victor Lima de Sousa Machado (2016.2.02.016). A lliga organiza, semanalmente, reuniões didáticas e de planejamento. Conta com apresentações elaboradas pelos discentes envolvidos e por membros internos/externos convidados. Será composta por discentes matriculados nos cursos da área de saúde e afins. A seleção de novos integrantes será realizada através de edital de seleção com divulgação na página da UNIFAL.

Objetivos
- Desenvolver projetos e trabalhos científicos nas áreas de Microbiologia e Imunologia. - Implementar ações envolvendo a comunidade. - Realizar cursos, palestras e seminários voltados à comunidade docente e discente da UNIFAL-MG e comunidade externa, agregando também outras ligas acadêmicas dentro da universidade.

Justificativa
Diante da necessidade de integração das várias áreas do conhecimento e da difusão das mesmas, através da interação com a comunidade docente, discente e comunidade externa, justifica-se a proposta da Liga Acadêmica de Microbiologia e Imunologia (LAMIM-UNIFAL-MG). Tal integração apresenta valor crucial na formação do discente, além de estar associada à formação de um profissional engajado e atuante em sua área. visará atender aos múltiplos saberes atingindo os cursos de graduação das áreas de saúde, visto que a Microbiologia esta presente no contexto clínico, ambiental, industrial, alimentício, laboratorial e a Imunologia tem se mostrado grande alvo de interesse para a produção de insumos farmacêuticos, imunobiológicos e alvo de pesquisas em todo mundo, assim os alunos poderão, através das atividades e reuniões de planejamento, capacitarem-se em ambas as áreas e organizar cursos, simpósios e congressos, desenvolver projetos de pesquisa, participar de atividades de assistência à comunidade em cenários diversos e tomar parte de campanhas e eventos públicos de promoção à saúde.

Beneficiário
Membros da comunidade interna (discentes e docentes) e comunidade externa. As parcerias com a comunidade externa, ocorrerão à medida que houver interesse da comunidade externa que for contactada.