ARQUIVO LITERÁRIO SUL-MINEIRO

Apresentação
O projeto Arquivo Literário Sul-mineiro é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Literatura, Linguagem e Outros Saberes” que busca estender as ações da UNIFAL-MG ao campo da produção bibliográfica de natureza literária da região de Alfenas. Neste contexto, o projeto concentrará suas ações na catalogação e descrição de obras literárias (ou de história, crítica e interesse literários) publicadas na região, por autores locais, por autores radicados na região ou, ainda, por aqueles que publicaram suas obras em edições locais, quando residiam na região. Alcança, também, o círculo de interesse deste projeto, os espaços destinados à literatura nos jornais sul-mineiros, com o levantamento de páginas, suplementos e cadernos de literatura aqui publicados.

Objetivos
- fomentar a pesquisa literária na UNIFAL-MG; - promover um espaço para a reflexão da história literária; - propiciar um espaço de diálogo acerca da pesquisa acadêmica, da crítica literária e das atividades extensionistas no campo cultural; - oferecer um espaço de formação suplementar ao estudante de Letras - oferecer um espaço de diálogo entre os membros do Grupo de Pesquisa “Literatura, Linguagem e Outros Saberes”, sejam docentes ou discentes.

Justificativa
A montagem do Arquivo Literário Sul-mineiro, com a consequente elaboração de um catálogo descritivo da produção local, é vital para os estudos do Grupo de Pesquisa “Literatura, Linguagem e Outros Saberes”. Não se pode deixar de apontar, ainda, a relevância para a historiografia da cidade, visto que se desconhece qualquer ação no sentido do levantamento e da descrição desse acervo. O Arquivo Literário Sul-mineiro projeta-se, assim, como uma atividade extensionista que supre a demandas não apenas de setores da UNIFAL-MG, mas também preenche uma lacuna cultural da cidade de Alfenas e da região.

Beneficiário
Acadêmicos de Letras, demais interessados em consumo e produção de literatura e história da literatura.