ITS FARMA

Apresentação
A It’s Farma Channel é uma iniciativa de estudantes do curso de Farmácia da UNIFAL-MG e visa a auxiliar no compartilhamento de informações relacionadas ao mercado de trabalho e às atribuições do profissional farmacêutico. Uma equipe de colaboradores composta por discentes, docentes e pesquisadores externos à UNIFAL-MG será responsável por criar e distribuir conteúdos voltados para estudantes de Farmácia, farmacêuticos e demais interessados de todo o território brasileiro. Alem disso, a It’s Farma Channel poderá ser uma via para divulgação de estudos e trabalhos realizados pela UNIFAL-MG. O desenvolvimento dessa atividade é uma oportunidade de exercitar habilidades em marketing, business intelligence, gestão de projetos e ações tecnológicas de impacto compatíveis com a atualidade da transformação digital e didática vivenciada.

Introdução
It’s Farma Channel é uma iniciativa sem fins lucrativos em forma de canal de vídeos que tem por essência auxiliar na democratização de informações no âmbito do conhecimento farmacêutico, estando devidamente institucionalizada como projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG desde setembro de 2018. Tem sido realizada pelo grupo a produção e divulgação de informações de interesse em Ciências Farmacêuticas em um canal instalado no YouTube e em outras redes sociais como Facebook e Instagram. Considerando a inerente busca de sucesso pela humanidade e o uso das redes sociais principalmente pelo público jovem, espera-se que o canal continue atingindo a comunidade acadêmica, sobremaneira entre indivíduos vinculados ao curso de Farmácia, e a sociedade como um todo. Destaca-se que o YouTube, uma rede social para postagem de vídeos diversos, foi fundado em fevereiro de 2005 e adquirida pelo Google em outubro de 2006, utiliza como principal estratégia de negócios a geração de receitas pela publicidade proveniente do número de consumidores de vídeos do site (predominantemente criados e enviados via upload pelos próprios usuários). (JENKINS; GREEN; FORD, 2014).

Objetivo Geral
Promover o compartilhamento de informações relacionadas ao mercado de trabalho e às atribuições do profissional farmacêutico.

Objetivos Específicos
a) criar e distribuir conteúdo sobre carreira farmacêutica, mercado de trabalho farmacêutico, gestão de negócios, pesquisa e inovação, aspectos do cotidiano de estudantes de Farmácia, eventos farmacêuticos, entre outros; b) democratizar informações e conhecimentos no âmbito das Ciências Farmacêuticas; c) impulsionar o ingresso de novos profissionais no mercado de trabalho farmacêutico; d) exercitar habilidades em marketing, business intelligence, gestão de projetos e ações tecnológicas de impacto.

Justificativa
Segundo o Censo da Educação Superior, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o índice médio de evasão dos quase 400 cursos de Farmácia no Brasil, relativo ao biênio 2013-2014, foi de 18,7%, contrastando com o de 26,5% obtido para o total de cursos superiores no mesmo período. Visto que a educação superior tem papel crucial no enfrentamento dos problemas sociais e no desenvolvimento de toda e qualquer nação (Porto & Régnier, 2003), a It’s Farma Channel promove um espaço para o desenvolvimento profissional nas áreas que contemplam a tecnologia da informação centrada no ambiente profissional farmacêutico, o marketing, a gestão de mídias sociais compatível com o atual momento, a discussão da prática farmacêutica nos seus mais diversos quesitos e o compartilhamento de conhecimentos visando democratizar para a sociedade o importante trabalho desenvolvido pela academia.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, sobremaneira discentes do curso de Farmácia, farmacêuticos e gestores da rede pública de saúde; discentes e profissionais de outras instituições de ensino superior e população de modo geral.