DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESCUTA TERAPÊUTICA

Apresentação
Ações de ensino, pesquisa e extensão com foco em desenvolvimento humano e escuta terapêutica, capacitando estudantes da área da saúde para um atendimento mais humanizado e oferecendo à sociedade um serviço qualificado de atenção multidisciplinar inexistente na região.

Objetivos
Identificar características específicas de desenvolvimento em indivíduos acometidos por doenças ou por vulnerabilidades; Oferecer atenção à saúde humanizada com vistas a restaurar ou melhorar as condições de desenvolvimento humano; Oferecer escuta terapêutica qualificada a indivíduos sob regimes de cuidados paliativos e seus familiares.

Justificativa
A universidade deve contribuir para que o conhecimento produzido em seu meio seja disseminado entre a sociedade, permitindo que seus estudantes estejam aptos a oferecer práticas mais humanizadas de atenção à saúde. Há uma lacuna na literatura científica que justifica a estruturação e execução de projetos que estejam voltados para o desenvolvimento humano e a escuta terapêutica.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação da área de saúde da UNIFAL-MG e indivíduos da comunidade nas suas mais variadas fases de desenvolvimento humano, em especial aqueles que sofrem de condições crônicas e estão sob cuidados paliativos.