MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS APLICADOS A SEPARAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

Apresentação
Este curso será oferecido a alunos de graduação e poderá contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas à aplicação de métodos de separação de compostos orgânicos utilizando metodologias cromatográficas. Tendo em vista que estas metodologias podem ser utilizadas para purificação e detecção de substâncias bem como para auxiliar a separação de substâncias indesejáveis, há um grande interesse na utilização e aplicação destas metodologias em diversas áreas da ciência tais como, ciências farmacêuticas, biotecnologia, química, biomedicina, biologia, engenharia (produção, química), entre outras.

Introdução
Os processos que envolvem a separação de produtos químicos são vitalmente importantes em muitas áreas da farmácia, química, biotecnologia entre outras. Existem tantos usos para a separação quanto métodos para identifica-los. Em alguns casos, se separam um composto desconhecido de uma amostra, como um poluente, para identificá-lo. Em outros, um processo pode separar os componentes de uma mistura para obter certas propriedades, como na destilação de vinhos para a fabricação do conhaque. Uma importante forma de separação na ciência é a cromatografia. O processo de separação de compostos em uma mistura e a determinação da identidade e quantidade de cada um é de suma importância. A amostra que será analisada é movida sobre uma superfície sólida, e, dependendo da afinidade de cada elemento tem com essa superfície, seus componentes químicos apresentam diferentes quantidades de tempo para atravessar o sólido, sendo assim separadas. As formas mais comuns deste método são: a) cromatografia líquida e b) gasosa. Portanto, ter o conhecimento de como funciona e como se trabalha com esses tipos de cromatografia, é essencial para qualquer laboratório de análises farmacêutica e química.

Objetivo Geral
Proporcionar conhecimentos práticos e teóricos para que os participantes possam ser capazes de, selecionar, otimizar e analisar os resultados obtidos em análises cromatográficas

Objetivos Específicos
Proporcionar conhecimentos sobre a teoria envolvida nos processos de separações utilizado cromatografia e suas correlações com as análises quantitativa e qualitativa de amostras.

Justificativa
A natureza apresenta diversas substâncias importantes para o dia a dia do ser humano. Porém, a grande maioria dessas substâncias encontra-se na forma de misturas homogêneas ou heterogêneas. Por essa razão, ao longo dos anos, várias técnicas de separação de misturas foram desenvolvidas para que fosse possível a utilização de toda e qualquer substância, possibilitando ainda o conhecimento do seu comportamento físico-químico, o que ampliou ainda mais o uso de diversas substâncias. De uma forma geral, os métodos de separação de misturas baseiam-se em conhecimentos fundamentais, como as propriedades da matéria, o número de fases (aspectos visuais), o coeficiente de solubilidade, o tamanho das partículas dos sólidos presentes, a miscibilidade (capacidade de dissolver) entre os componentes, a classificação das misturas (se homogêneas ou heterogêneas), a cor dos materiais entre outros. Conhecer os principais métodos de separação e suas teorias, é fundamental para que o aluno tenha habilidades que o faz se destacar no ramo da ciência que utiliza separações e quantificações de compostos orgânicos.

Beneficiário
Discentes do curso de Farmácia