ACUPUNTURA AURICULAR CHINESA - NÍVEL BÁSICO

Apresentação
Este curso foi realizado em 2018 e devido a grande procura está sendo proposto a sua realização em 2019. O curso de acupuntura auricular chinesa aplicada a saúde nível básico tem como objetivo oferecer o embasamento na terapia auricular pela escola chinesa para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto. Este curso de capacitação será oferecido ao aluno matriculado no curso da área da saúde e profissionais da área da saúde na atenção primária básica do município de Alfenas/MG. O curso será realizado em dois módulo de 4 horas. O primeiro módulo será abordado uma introdução nos fundamentos e o histórico da acupuntura auricular chinesa e no segundo módulo vivência prática de pontos específicos da acupuntura auricular chinesa.

Introdução
A procura por terapias alternativas tem crescido cada vez mais. Há várias décadas o mundo ocidental tem buscado na medicina tradicional chinesa, através da utilização de acupuntura sistêmica, acupuntura auricular, reflexologia, entre outras formas alternativas de tratamento, a cura para suas doenças (ARAÚJO, ZAMPAR e PINTO, 2006). A acupuntura auricular é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza da estimulação de acupunto auricular para alívio de enfermidades físicas e mentais, é baseada na teoria da microssistema, e nos mecanismos reflexos (JOHNSTON, ORTIZ, VUJANOVIC, 2011; CHOI, JIANG, LONGHURTS, 2012), quando uma parte do corpo apresenta alguma disfunção, este refletirá em determinados pontos da orelha (WEN, 2011; YAMAMURA, 2001). Quando os acupuntos são estimulados por sementes, agulhas e cristais desencadeiam uma série de reações bioquímicas e funcionais no sistema nervoso central para tratar diversas doenças, buscando devolver o equilíbrio energético nos canais de energia e nos órgãos para o restabelecimento da saúde (JOHNSTON ORTIZ E VUJANOVIC, 2011; DUMITRESCU 1996; SOUZA, 2012).

Objetivo Geral
Capacitar o aluno ao conhecimento desta técnica e aprimorar seus conhecimentos para melhor atendimento aos seus pacientes.

Objetivos Específicos
Contribuir para o conhecimento teórico e prático na conduta terapêutica, como também melhor qualificação do aluno e profissionais da área da saúde.

Justificativa
A acupuntura auricular é umas terapias capaz de trazer vários benefícios aos pacientes. Por se tratar de uma técnica da medicina tradicional chinesa integrada dentro das prática integrativas e complementares em saúde atendendo às recomendações da OMS. O Ministério da Saúde brasileiro publicou no Diário Oficial da União, em maio de 2006, a Portaria 971, que criou a Política Nacional (PN) de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A Política estabeleceu a implantação e implementação de ações e serviços no SUS, com o objetivo de garantir a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, contribuindo com o aumento da resolubilidade do sistema, com qualidade, eficácia, eficiência, segurança, sustentabilidade, controle e participação social no uso, o que evidencia a necessidade e importância da capacitação dos alunos (por não ser um conteúdo do projeto pedagógico dos cursos da área da saúde da Unifal-MG) como também para profissionais da área da saúde (estimular a integração dos saberes e estreitamento dos vínculos entre a Universidade, os profissionais no serviço de Atenção Primária em Saúde).

Beneficiário
Serão beneficiados os alunos do curso da área de saúde da Unifal-MG, como também os profissionais da área da saúde da atenção básica do município da Alfenas/MG.