APRESENTAÇÃO E TREINAMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO DA UNIFAL-MG

Apresentação
Curso voltado a toda comunidade da Universidade Federal de Alfenas no que tange aos princípios básicos de sistema de energia fotovoltaico. Como atividade prática será utilizado o sistema instalado no Campus Avançado de Poços de Caldas

Introdução
A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão. Este tipo de energia usa-se para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autônomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição. Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos. Entre os anos 2001 e 2016 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos. A potência total fotovoltaica instalada no mundo (conectada à rede) ascendia a 16 GWp em 2008, 40 GWp em 2010, 100 GWp em 2012 e 140 GWp em 2015.

Objetivo Geral
Atender a comunidade acadêmica no que se refere aos conhecimentos básicos de sistemas de energia fotovoltaico bem como orientar os responsáveis técnicos da Universidade Federal de Alfenas no que tange manutenção e aferição e todo acompanhamento do sistema instalado no campus avançado de Poços de Caldas.

Objetivos Específicos
Após o término do projeto de pesquisa, será necessário que o corpo técnico da Unifal (Engenharia + TAE) acompanhe o sistema bem como ofereça a devida manutenção e aferição para o seu perfeito funcionamento.

Justificativa
Devido ao corte orçamentário, a necessidade de prospecção de novos meios para redução de custo e até mesmo para planejamento da futura manutenção e aferição do sistema do sistema fotovoltaico pela instituição, este curso se destaca entre os importantes eventos a comunidade acadêmica.

Beneficiário
docentes, discentes bem como os setores responsáveis pela Universidade Federal de Alfenas (engenharia, eletricidade, etc)