PLANTAS MEDICINAIS: FOLHAS QUE CURAM

Apresentação
O presente projeto busca expandir as ações de saúde e do cultivo sustentável de plantas medicinais com interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade alfenense que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) prestados pela UNIFAL-MG. O intuito inicial do projeto é implantar um horto medicinal comunitário com a colaboração de docentes, discentes e comunidade local. Este horto tem o propósito de disponibilizar plantas medicinais in natura como fonte terapêutica, de promover integração entre Universidade e comunidade com troca de saberes, proporcionar a todos os participantes qualidade de vida com atividades práticas e servir como horto didático aos docentes da Universidade. A segunda etapa do projeto (1° semestre de 2022) consistirá em atividades de educação em saúde, cursos práticos de cultivo e técnicas de colheita e pós-colheita, identificação botânica das espécies e o fornecimento in natura das mesmas de forma racional, consciente e sustentável.

Objetivos
A primeira etapa do projeto a ser realizada em 2021 consistirá na criação do horto medicinal comunitário e na realização de uma palestra sobre a importância das “Plantas medicinais: folhas que curam” na saúde das pessoas. Esta palestra será também uma oportunidade de divulgação do projeto de extensão. Esta etapa inicial envolverá alunos de diferentes cursos, docentes da Farmácia e Nutrição, integrantes do Programa de Extensão “Semeando Ideias” e a comunidade alfenense, todos na implantação do horto. O intuito destas ações é estabelecer um local que servirá de cenário para a segunda etapa de execução do projeto (1° semestre de 2022). A segunda etapa consistirá na avaliação do perfil do público alvo do projeto (usuários do Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) e da Farmácia Universitária (FarUni), ambos estabelecimentos pertencentes a UNIFAL-MG), quanto ao conhecimento e uso de plantas medicinais por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado. Realização de atividades de Educação em Saúde com integração e troca de conhecimentos entre o público alvo e a comunidade acadêmica a partir de: rodas de conversa abordando o uso, as indicações, a toxicidade, os eventos adversos das plantas medicinais; oficinas de trocas de mudas e práticas de cultivo e práticas de colheita e pós-colheita com foco na qualidade. Ações de educação ambiental e sustentabilidade na prática. Fazer o aproveitamento de espaços ociosos da universidade, gerando bem-estar aos envolvidos. Incentivar o uso racional e sustentável de plantas medicinais como alternativa terapêutica. Envolver alunos de diferentes cursos na execução do projeto. Incentivar os docentes da universidade a adotarem o espaço como um horto didático para atividades extra salas com intuito de gerar produtos para a pesquisa científica, além de reforçar a responsabilidade social enquanto Universidade.

Justificativa
O uso de plantas medicinais data desde o início das civilizações como fonte terapêutica para cura de doenças. Segundo a OMS, ainda é uma prática muito utilizada pela população mundial (60%) e por 85% dos países em desenvolvimento (SHUAIB et al., 2023). Após um período de predominância do uso de medicamentos industrializados, o mercado atual tem buscado as plantas medicinais como alternativa medicamentosa devido à baixa toxicidade e eventos adversos. Além de ser considerada uma estratégia de baixo custo e acessível para toda comunidade (SAAD et al., 2016). Seguindo as políticas públicas desenvolvidas no Brasil no campo das plantas medicinais e fitoterápicos (Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Portaria Interministerial n° 2.960/2008), o projeto propõe interagir com os usuários do SUS (frequentadores do LACEN e FarUni) para resgatar a prática do uso terapêutico de plantas medicinais em suas rotinas. Para isso, a criação do horto medicinal comunitário se mostra uma estratégia que proporcionará a obtenção das plantas in natura a serem disponibilizadas aos integrantes do projeto, além de estimular o compartilhamento de saberes populares e científicos entre diferentes gerações, como também a educação ambiental e o uso da biodiversidade local de modo sustentável. A execução do projeto também propiciará aos acadêmicos integrantes do projeto um aprendizado baseado na prática e na realidade da comunidade com interações extra salas de aula, resultando em uma formação profissional mais cidadã, sustentada na indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão.

Beneficiário
Comunidade de Alfenas que faz uso dos serviços do SUS oferecidos pelo LACEN e pela FarUni, acadêmicos do curso de farmácia e de demais cursos interessados e servidores da UNIFAL-MG.