DESVENDANDO A PARASITOLOGIA

Apresentação
O projeto “Desvendando a parasitologia” vinculado a LAPH pretende realizar ações, que possibilitem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, desta área do conhecimento e da especialidade de parasitologia básica e clínica pelos discentes da graduação em Biomedicina, Farmácia, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura a fim de promover a prevenção e a educação em saúde para a população da comunidade. Tem como objetivo a ação de caráter educativo, cultural e científico, que articula o Ensino e a Pesquisa, com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da Extensão Universitária, viabilizando uma relação dialógica entre Universidade e Sociedade.

Objetivos
Proporcionar a vivência teórico-prática por meio de ações de extensão universitária. Fomentar o pensamento crítico, reflexivo e científico por meio da divulgação de temas relacionados à Parasitologia Humana. E realizar parcerias e estabelecer diálogo com outras ligas da mesma área.

Justificativa
O estudo da Parasitologia Humana envolve a compreensão de todos os fatores do parasitismo, que atende todas as faixas etárias e abrange casos clínicos de diversas naturezas. Ele é necessário para garantir a atenção integral à saúde, pois a incidência de parasitoses é alta em todos os setores da Sociedade e tende a aumentar se não houver saneamento básico e higiene pessoal. Seu conhecimento é necessário ao diagnóstico correto, consequentemente sendo promovidas a prevenção e educação à população. Para isso é preciso que haja uma base firmada sobre conhecimentos científicos, técnicos e práticos de diversas áreas, como a microbiologia, imunologia, patologia, saúde coletiva, epidemiologia e entre outras.

Beneficiário
Acadêmicos e docentes da UNIFAL-MG e de outras instituições; Profissionais da Saúde; Comunidade em geral.