PALMEIRAS NATIVAS: JUNTANDO CIÊNCIA, CONSERVAÇÃO E PAISAGISMO

Apresentação
Projeto que visa unir comunidade externa à universidade em torno de uma ação conjunta para impulsionar a preservação de palmeiras nativas em ambientes com vários tipos de uso e ocupação do solo (urbano, rural, áreas públicas como praças, jardins, áreas de preservação permanente etc.). Palmeiras têm um apelo estético muito forte e são muito utilizadas com intuito paisagístico. Nossa ação vem impulsionar o uso de espécies nativas unindo estética com preservação ambiental. Algumas espécies de palmeiras nativas ainda são pouco conhecidas e de ocorrência natural bem restrita, enquanto isso, várias palmeiras exóticas ganham espaço em projetos de paisagismo. Nesta ação, queremos aliar esforços de conservação com o uso adequado de espécies nativas de palmeiras. Palmeiras são uma família botânica (Arecaceae) com mais de 30 gêneros registrados para o Brasil, sendo que são pouco explorados no paisagismo nacional (Lorenzi et al. 2010), muitas das espécies têm importância local, como a carnaúba.

Objetivos
Despertar o interesse da população pelas espécies nativas de palmeiras, seja porque são bonitas e pequenas e podem ser usadas em pequenos espaços em casa ou porque produzem frutos saborosos que agradam a diversos paladares (e.g. macaúba -Acrocomia aculeata-, licuri -Syagrus coronata-, buriti -Mauritia flexuosa-, bacabi -Oenocarpus bacaba-) ou ainda porque são peças-chave na conservação ambiental pois garantem a sobrevivência de espécies nativas de animais (e.g. licuri -Syagrus coronata- para a arara-azul-de-Lear ou o acuri -Attalea phalerata- para a arara-azul-do-Pantanal). Promover engajamento de pessoas e viveiros para a formação de plantas que possam ser usadas em projetos conscientes sejam eles de arborização urbana, conservação ou até mesmo para exploração dos saborosos frutos, tudo com base em conhecimento acadêmico apropriado e adequado para a finalidade. Despertar o interesse da população em entender relações ecológicas a partir de observações de frugivoria que podem ser feitas na praça onde alguns periquitos se alimentam de coquinhos ou até mesmo indo em trilhas ecológicas onde ainda hajam jacutingas nativas e observar seu papel na conservação. Conscientizar para o plantio de espécies nativas em detrimento de espécies exóticas já que as espécies que evoluíram aqui têm um papel ecológico muito mais óbvio que espécies exóticas, já estão integrados a natureza local.

Justificativa
Este projeto se justifica pela junção entre sociedade e academia em prol da ampliação da consciência ecológica das pessoas. Cada vez mais temos a necessidade de "pertencer" ao ambiente onde estamos imersos, nossa proposta vem ajudar neste processo de imersão através do comprometimento em fazer a diferença na conservação juntando conhecimento acadêmico com plantios de palmeiras nativas.

Beneficiário
População em geral que tenha interesse no plantio de palmeiras, alunos das mais diversas formações acadêmicas (e.g. biologia, geografia, paisagismo, engenharia ambiental, engenharia florestal, engenharia agronômica etc) a trazer um "input" acadêmico para a proposta unindo conservação e ciência.