INCUBAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE POÇO FUNDO-MG

Apresentação
Este projeto se encontra vinculado ao Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas (ITCP/UNIFAL-MG), propõe-se a continuidade do processo de incubação do Grupo de Catadores de Materiais Recicláveis da cidade Poço Fundo, no sul de Minas Gerais. É importante ressaltar, que esse grupo ainda não se encontra formalizado, ainda estando-se na fase de mobilização dos catadores do município, para a consolidação de uma associação ou cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Objetivos
ortalecer a união e a solidariedade entre os catadores; Formalizar o Grupo de Catadores e sua viabilizar sua atividade econômica; Gerar melhorias das condições de trabalho e da qualidade de vida dos catadores; Mobilizar parcerias com o setor público e o terceiro setor em prol do Grupo de Catadores; Contribuir com a gestão de resíduos de Poço Fundo-MG.

Justificativa
A ITCP/UNIFAL-MG vem desenvolvendo suas atividades com relevante participação dos grupos incubados. Por meio da relação dialógica que se mantém entre a Incubadora e os grupos beneficiários, ou seja, a relação de trocas de conhecimentos e saberes, tem se construído a base para o desenvolvimento das atividades propostas, que vão de encontro às demandas dos grupos, como é o caso das demandas por consolidação do Grupo de Catadores de Materiais Recicláveis de Poço Fundo-MG, viabilização suas ações ações de modo a gerar inserção e transformação socioeconômica, além de impactar a política gestão de resíduos sólidos no município.

Beneficiário
Catadores e Catadoras de Materiais recicláveis de Poço Fundo.