PET DO PET

Apresentação
O Projeto PET do PET consiste em um projeto de extensão desenvolvido pelo grupo PET Fisioterapia e é constituído por atividades que visam oferecer aos ingressantes do curso uma maior integração com a instituição de ensino, com o curso e com o município localizado. O projeto será constituído por um programa de tutoria e tem como intuito diminuir as barreiras presentes no início da graduação, consequentemente diminuir a inadimplência e reduzir a evasão. Os ingressantes do curso de Fisioterapia do ano de 2022 serão divididos em pequenos grupos e cada petiano ficará responsável por tutorar este grupo. A tutoria acontecerá por meio de reuniões semanais, onde os encontros serão utilizados para auxiliar nas dificuldades apresentadas pelos alunos ingressos, sanando possíveis dúvidas no âmbito acadêmico, sobre o processo de adaptação ao ensino superior e/ou sobre questões pessoais.

Objetivos
Minimizar dificuldades de adaptação; Minimizar problemas psicológicos; Oferecer aos ingressantes do curso maior integração com a instituição, com o curso e município; Diminuir as barreiras presentes no início da graduação; Diminuir a inadimplência; Reduzir a evasão.

Justificativa
Sabe-se que a evasão dos discentes de universidades é um problema que afeta as instituições de Ensino Superior públicas e privadas (MATTA, LEBRAO e HELENO 2017), estudos mostram que em relação ao período, o desligamento das universidades é maior nos anos iniciais de curso (BARDAGI e HUTZ, 2005). Dentre os fatores que motivam a desistências destacam-se vocação, aspectos socioeconômicos e problemas de ordem pessoal dos alunos, além de infraestrutura da IES, corpo docente e assistência sócio-educacional (DIOGO e al. 2016). As experiências durante o primeiro ano na universidade são muito importantes para a permanência no ensino superior e para o sucesso acadêmico. Estudantes que se integram acadêmica e socialmente desde o início de seu curso têm mais chances de crescerem intelectual e pessoalmente do que aqueles que enfrentam mais dificuldades na transição à universidade. Diante de tal fato, o grupo PET Fisioterapia com a criação do Projeto PET do PET, visa auxiliar no processo de adaptação dos ingressantes ao curso, provendo informações de qualidade relativas à vida acadêmica, além de construir uma rede de apoio afetivo e acadêmico que possa auxiliá-los em caso de dificuldades, sendo importante para diminuir a evasão do curso e manutenção das Instituições de Ensino Superior. Sabe-se que o papel do tutor é guiar e facilitar o processo de ensino aprendizagem centrado no aluno, atuando principalmente em ambientes escolares, diferentemente do mentor que guia, orienta e aconselha na realização dos objetivos pessoais, buscando o desenvolvimento interpessoal, psicossocial, educacional e profissional, atuando principalmente fora do ambiente imediato de prática profissional (BOTTI e REGO, 2008).

Beneficiário
Ingressantes do curso de Fisioterapia do ano de 2022.