CERVEJA COM CIÊNCIA

Apresentação
O universo cervejeiro vem se expandindo muito em todo o mundo nos últimos anos, trazendo novas possibilidades para os consumidores e produtores caseiros, micro ou de grande porte. Nesse contexto, os conhecimentos científicos da Bioquímica, Química, Física, Nutrição, Geociências, Estatística, Administração entre outros podem ser usados de forma interdisciplinar na otimização da produção e melhoria da qualidade das cervejas produzidas, assim como, para o público geral, na melhor compreensão e escolha dos produtos. Trabalharemos esses conceitos de modo dinâmico com toda a comunidade interessada, por meio de discussões online, espaços colaborativos online, materiais didáticos, além outras atividades virtuais (presenciais somente se liberado pelo plano de retomada da Unifal-MG).

Objetivos
Identificar os interesses da comunidade relacionados à produção cervejeira; Disseminar a cultura cervejeira com embasamentos científicos; Discutir e aprofundar os conceitos e práticas sobre os insumos e produção cervejeira cervejeira; Contribuir com a formação dos estudantes de graduação da disciplina optativa Ciência da Cerveja; Contribuir na formação da comunidade acadêmica e externa à academia interessada na produção cervejeira

Justificativa
O crescimento das cervejarias no Brasil, entre os anos de 2002 e 2020 foi relevante, sendo que os dados públicos do Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) indicaram um aumento do número de 1337 cervejarias cadastradas entre os anos de 2002 e 2020, e há projeções crescentes deste número até o presente momento, sendo Minas Gerais um dos estados onde houve maior crescimento. Nesse contexto, tem-se uma demanda muito grande por profissionais que dominem as diversas áreas relacionadas, desde a produção dos insumos, da bebida, avaliações sensoriais, serviço, administração etc. Os conhecimentos científicos de Bioquímica, Química, Física, Microbiologia, Botânica, dentre outros, são vitais para a produção cervejeira, auxiliando os profissionais e cervejeiros artesanais na resolução de problemas do dia-a-dia cervejeiro, contribuindo para melhoria da qualidade das bebidas produzidas. Destacamos que, durante o projeto Cerveja com Ciência nos últimos três anos, tivemos 812 inscrições no grupo público do projeto, além do Instagram (221) e Youtube (249). Além disso, a disciplina Ciência da cerveja passou a ter 10h como atividade de extensão, dessa forma, a disciplina iniciada em nov de 2021 seguirá durante os primeiros meses de 2022 com atividades de extensão, como grupos de estudo públicos e produção de materiais. Nesse sentido, tem-se na universidade possibilidades de conectar estes conhecimentos acadêmicos com a comunidade para melhoria da qualidade das bebidas e desenvolvimento de novos produtos, assim como da degustação pelo público geral, promovendo atividades de formação inicial e continuada presenciais e a distância.

Beneficiário
Pretende-se que participem do projeto estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, cervejeiros caseiros, responsáveis técnicos por microcervejarias, donos de microcervejarias e pessoas/empresas interessadas em iniciar no ramo cervejeiro.