EDUCAMBIENTAL NA COMUNIDADE

Apresentação
A Educação Ambiental está inserida entre as reivindicações sociais dos diferentes segmentos da população, no que se refere aos direitos e deveres do homem para com o ambiente. Este tema é constantemente presente, voltado para a transformação social dos cidadãos quanto ao respeito ao ambiente, abordando temas diversos, que promovam a sensibilização da população sobre os assuntos relacionados. O Programa EducAmbiental na Comunidade, através de suas ações componentes, buscará incentivar reflexões e mudanças de comportamento nos participantes envolvidos nas ações, buscando também aproximação concreta com o ambiente natural preservado, fomentando a valorização do equilíbrio da natureza e a necessidade de ações conservacionistas, com sensibilização para geração de multiplicadores de consciência ambiental junto à sociedade. Em 2021, EducAmbiental na Comunidade foi realizado como projeto e nesta edição apresenta-se como Programa, a partir de demanda manifestada pela empresa Ipanema Coffees.

Objetivos
- Capacitar a equipe executora em relação aos ODS e às temáticas que serão abordadas pelas ações componentes do programa; - Desenvolver atividades constantes de sensibilização socioambiental junto da comunidade acadêmica e geral, a partir das ações componentes dessa proposta; - Promover a articulação e integração entre os trabalhos das ações componentes do programa.

Justificativa
Na atualidade, os serviços e práticas consideradas ambientalmente corretas, têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade. Isso porque, com a globalização de informações, bem como a aceleração das mudanças climáticas e da percepção que a raça humana é a principal responsável pelas consequências dos danos ambientais graves, em que todo o planeta é prejudicado, surgem debates sobre alternativas para minimizar tais problemas ambientais. De acordo com Marques (2014), uma mudança na conduta dos seres humanos é crucial para a reversão do quadro de degradação ambiental. Por isso é imprescindível que haja um investimento relevante na sensibilização das comunidades, para que se possa mudar tal realidade, implantando, quando possível, ações necessárias e que revertam benefícios ao meio. Por isso existe a preocupação e o compromisso com o desenvolvimento sustentável, especialmente em ambientes públicos e com finalidades de formação de pessoas, como a escola pública e a universidade. É essencial e urgente, entender os verdadeiros riscos e as proporções do mau uso dos recursos ambientais, fomentando a ideia de que são necessárias práticas para inserir todos as pessoas no meio, através da aproximação com atividades relacionadas ao seu cotidiano e que estimulam o interesse pela preservação ambiental (DOURADO & BELIZÁRIO, 2012). Para tanto, é relevante a existência de projetos e intervenções, que promovam ações efetivas, buscando a sensibilização da sociedade em geral sobre diversos temas relacionados e abordados pelos ODS.

Beneficiário
Comunidades acadêmicas e geral do município de Alfenas, a partir das atividades e intervenções que serão desenvolvidas presencial e virtualmente pelas ações e considerando os multiplicadores que serão conquistados.