DEBATENDO EVOLUÇÃO

Apresentação
Neste projeto iremos debater o livro "O canto do dodô" de David Quammen. O livro de divulgação científica, publicado no Brasil em 2008, traz explicações sobre diversas teorias ecológicas e sua relação com a atual onda de extinções. Compreendê-las é mais que importante, é crucial nos dias de hoje para que possamos agir a tempo de reverter esta tendência. Nossa ideia é prosseguir com o projeto de divulgação científica em temas biológicos, iniciado com as lives feitas em 2020 sobre os capítulos da obra "Origem da Espécies", mas agora trazendo elementos de teorias ecológicas, que tem relação tanto com conservação quanto com evolução.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
O principal aspecto da realidade que justifica esta ação reside no desconhecimento de Ecologia e Evolução, pela sociedade em geral, aliado à grave crise ambiental que o planeta vivencia, e que impactará o futuro de todos nós. Assim, conhecer as teorias ecológicas que podem nos ajudar a compreender os processos desta crise ambiental ajuda a conscientizar as pessoas sobre a relação entre as ações humanas e as consequências ambientais negativas, passo necessário para que possamos tentar mitigar a crise ambiental que se avoluma. O feedback recebido com o primeiro projeto de divulgação científica via YouTube e o impacto positivo sobre os espectadores nos levou a propor esta continuidade do projeto.

Beneficiário
Como a temática ambiental é pertinente a todxs, e faremos as lives sobre um livro de divulgação (formato já voltado para o público em geral), usando uma linguagem também acessível, não podemos especificar um grupo específico como beneficiário. Qualquer pessoa interessada pode ser beneficiária.