A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E O SUL DE MINAS

Apresentação
“A imaginação sociológica e o sul de Minas” é um projeto de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido em parceria com o jornal eletrônico "Alfenas Hoje" e o curso de Ciências Sociais da Unifal-MG. O objetivo é fomentar a reflexão sobre a sociedade sul-mineira, por meio da análise de dados secundários extraídos de fontes oficiais. O projeto possibilita ao aluno utilizar as práticas das disciplinas de metodologias do curso para pensar a realidade local. A comunicação das análises sociológicas desenvolvidas possibilitará aos discentes desenvolverem habilidades de transposição da linguagem acadêmica para uma formulação de fácil compreensão que pode ser apresentada na forma pequenos artigos analíticos. Ao democratizar o saber sociológico, o projeto pode subsidiar gestores locais, ativistas sociais e cidadãos no debate sobre políticas públicas.

Objetivos
Despertar a imaginação sociológica dos cidadãos, possibilitando-os pensar, por meio de dados empíricos, sobre questões relacionadas às cidades do sul de minas, mas atentando-se para além de suas rotinas familiares; Capacitar novos cientistas sociais na organização e análise de dados e comunicação com o público não acadêmico; Despertar interesse pela atividade do cientista social na comunidade regional; Produzir conhecimento e fomentar reflexão sobre a realidade social local, na qual a Unifal-MG está inserida; Contribuir para que a Universidade se torne centro de referência regional sobre informações sociais; Contribuir com a formação de estudantes de graduação em Ciências Sociais da Unifal-MG no que se refere ao exercício do trabalho coletivo de estudo e planejamento de ações, o que pode contribuir para a formação de cidadãos concisos de suas possibilidades de atuação social; Despertar o interesse de atores políticos e sociais relevantes, que lidam com informações sobre a realidade social, de maneira a apresentar possibilidades de parcerias futuras; Levantar e analisar informações sobre a realidade social; Subsidiar projetos de pesquisa, de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

Justificativa
Uma das grandes discussões sobre o impacto da produção acadêmica diz respeito às maneiras como são divulgadas as pesquisas elaboradas. Se a produção de conhecimento é grande, sua divulgação e, logo, apreensão pela comunidade não se faz na mesma proporção, o que fez com que ao longo dos anos se criasse a imagem de que a Universidade está distante da Sociedade. Nesse projeto, para além da atividade de levantamento e análise dos dados (dimensão da pesquisa), o foco principal encontra-se na divulgação dos resultados por meio da elaboração conjunta de materiais de divulgação (planos de aula, pequenos artigos analíticos e oficinas) sobre a realidade social local, os quais formarão a base fomentar o debate com a comunidade, quer seja no âmbito das escolas parceiras, quer seja em colaboração com um importante meio de comunicação da cidade de Alfenas. Destarte, o desafio central na dimensão extencionista do projeto “A imaginação sociológica e o sul de Minas” encontra-se em realizar a transposição do conhecimento produzido na Universidade no âmbito das disciplinas de ciências sociais em uma linguagem de fácil acesso, que permita a divulgação de resultados de pesquisas, mas, principalmente, fomente um debate informado sobre a realidade local. No plano da formação de estudantes de graduação é necessário proporcionar aos estudantes o conhecimento da realidade social na qual estão inseridos, por meio da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão que busquem articular a vida universitária (acadêmica) com o contato e cotidiano da comunidade local, de modo a permitir-lhe melhores condições de reflexão e espaços de ação e decisão. Também existe a necessidade de se formar técnicos capacitados para a elaboração de diagnósticos sobre a dinâmica social local, regional, nacional e global, por meio do estudo de dados disponíveis. Ao fim dos trabalhos é possível pensar que tenhamos um conjunto de análises sobre a realidade social da região, tendo em vista os diversos problemas sociais da região. Dessa maneira, se induz a pensar nas questões de formas de desenvolvimento regional, tema de amplo debate atualmente. Veiga (2003, p. 49) sugere que haja um arranjo entre diversas instituições que analisem e discutam as questões buscando planos de desenvolvimento local para as regiões, realizando um bom diagnóstico do território. A Universidade, que já atua em diversos programas conjuntamente com instituições e entidades da região (área de saúde e mais recentemente na área de educação), deve ser uma das instituições participantes das discussões sobre a região em seus diversos aspectos (sociais, econômicos, culturais etc.), por atender a dois princípios importantes: é federal, mas está no local, além de ser pública e ter o dever, até por ter especialistas em diversos assuntos, de produzir conhecimento para dar suporte ao desenvolvimento de políticas públicas: O que mais faz falta é um arranjo institucional que ajude articulações intermunicipais a diagnosticar os principais problemas de suas microrregiões, planejar ações de desenvolvimento integrado, e captar os recursos necessários à sua execução. [...] Nas fases de diagnóstico e planejamento, a ajuda governamental poderá até ser mais efetiva se envolver uma alocação temporária de recursos humanos com a capacitação necessária. Por exemplo, financiando grupos de estudos de universidades e de outros centros de pesquisa para auxiliarem as articulações intermunicipais. (Veiga, 2003, p. 49-50) Neste sentido, este projeto ganha força ainda maior ao considerar que o que se define com local, aqui, não se restringe aos limites das cidades, mas podem envolver o conjunto de cidades em suas relações intermunicipais e os desafios de resolverem problemas comuns.

Beneficiário
Estudantes de graduação da UUNIFAL-MG, leitores do “Alfenas Hoje”, e, potencialmente, os gestores públicos locais que poderão fazer uso das informações produzidas.