LIGADO AMBIENTAL

Apresentação
O papel da universidade no dia a dia da comunidade externa está cada vez mais importante, mas não tem sido apoiado por ela na mesma medida ou até vem sendo colocado em xeque. A visão da universidade pela comunidade formula o seu nível de importância e uma visão distorcida ou limitada obviamente trará um sentimento de investimento público em vão. É necessário se fazer sempre mais presente e visível para colher apoio e credibilidade. O Programa Legado Ambiental da UNIFAL-MG desenvolveu na sua última edição importantes atividades de sustentabilidade dentro e fora dos campi, no âmbito da educação ambiental, economia de água, conscientização ambiental sobre reciclagem, etc. A divulgação online dessas atividades, ainda que fosse um objetivo secundário no momento, contribuiu muito para a visibilidade do compromisso da UNIFAL com a sustentabilidade. O Projeto Ligado Ambiental trabalhará massivamente a divulgação online das temáticas abordadas pelas ações extensionistas abordadas no Programa.

Objetivos
- Reforçar a equipe sobre o papel comunicador da extensão; - Atualizar a equipe sobre o uso de ferramentas para criação de conteúdos e sobre o uso de mídias sociais como meio de divulgação; - Continuar a criar e publicar conteúdos relativos a cada projeto (inclusive este) e ao Programa Legado; - Continuar a dar apoio laboral às atividades das demais ações do Programa; - Continuar a divulgar os eventos do Programa, quando houverem; - Continuar a promover a conscientização e a mudança de hábitos das comunidades, no que diz respeito aos temas das ações.

Justificativa
A implantação da coleta seletiva é uma luta antiga da UNIFAL-MG, que já passou por fases de grandes avanços, mas ainda precisa de amplo investimento de trabalho e recursos para se aproximar do ideal. Tendo em vista que a UNIFAL-MG aderiu oficialmente à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente - MMA), além de buscar ano a ano melhorar a sua posição no UI GreenMetric World University Rankings, a Coleta Seletiva e a Igualdade de Gênero são pautas importantíssimas para o avanço no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O reconhecimento das ações desenvolvidas pela universidade pela comunidade interna e externa, amplia a possibilidade de engajamento de ambas as partes, mostrando-se de extrema relevância nesse período em que a pseudociência, as fake news e informações de baixa qualidade também são divulgadas em grande escala. O alcance da tradicional divulgação via panfletos, lista de e-mails, cartazes e até mesmo resumos ou palestras em eventos tem seus limites. Geralmente alcançam apenas os grupos de trabalho de áreas relacionadas, o público que passa pelos expositores ou que se inscreve em um evento específico. A crescente globalização exige que a informação flua sempre mais, para camadas mais distantes e improváveis, e a internet tem sido a ferramenta ideal para isso. A inovadora era da comunicação digital é evidentemente assoladora e surpreende seus usuários ano após ano. Atualmente, as mídias sociais são uma das maiores fontes de entretenimento digital que existem e, por isso, elas reúnem um número muito grande de pessoas. Só no Brasil, por exemplo, o Facebook já tem mais de 130 milhões de usuários ativos em 2021 e o Instagram, outra rede bastante popular, já tinha superado a marca de 69 milhões. Nenhum outro recurso tem o potencial de atingir tantas pessoas e diferentes públicos-alvo com tanta eficiência. Além disso, a atividade consistente nas principais mídias sociais pode chegar a muito mais pessoas do que cartas ou e-mail marketing, anúncios impressos-panfletos ou mesmo comerciais nos dias atuais. Quase 3/4 dos adultos online usam as mídias sociais, desde para assistir TV, conectar-se com amigos e familiares até aquisições de pesquisas e de produtos (Neto, 2017). Percebe-se, além disso, que o contato com a atividade de extensão contribui para a formação do cidadão ético, político, social, e elemento difusor do sentimento preservacionista (Araújo, 2018). Dessa forma, o processo de conscientização institucional traz motivação para que essas ações se concretizem e se multipliquem para além dos limites da universidade (Oliveira, 2013).

Beneficiário
Toda comunidade universitária (alunos, servidores e colaboradores) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a comunidade externa.