HORTICULTURA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Apresentação
Anteriormente ao processo de urbanização, tinha-se nos lares brasileiros, a horta, como uma parte fundamental das moradias sendo elas na zona rural ou nas cidades (MORETTI, 2009). A alimentação era complementada com o que era cultivado nestas hortas, e as hortaliças, frutas e plantas medicinais eram, e ainda o são em alguns lares, fontes de recursos alimentares/medicinais.A mudança do padrão alimentar dos brasileiros, principalmente devido à globalização e o crescente uso de alimentos industrializados, tem como uma das consequências a perda de características culturais e identidade como o consumo de alimentos locais e regionais. Essa proposta visa proporcionar conhecimentos introdutórios sobre hortas e alimentação saudável por meio de curso de extensão a ser oferecido a diferentes públicos-alvo como forma de auxiliar nesta demanda tão importante e que volta a ser necessária, visto que podem adquirir alimentos saudáveis e seguros quanto ao uso de agrotóxicos.

Objetivos
Promover capacitação introdutória sobre manejo e cultivo de hortas urbanas e peri-urbanas baseadas Agroecologia, Educação Ambiental; Incentivar a alimentação adequada e saudável por meio de atividades de ecogastronomia e Educação Alimentar e Nutricional; Incentivar o consumo de alimentos regionais e de Plantas Alimentícias Não Convencionais,valorizando a cultura alimentar; Proporcionar conhecimentos básicos sobre plantio e uso de plantas medicinais; Capacitar de indivíduos que serão multiplicadores e potenciais implantadores de hortas urbanas em escolas de Alfenas incentivando o consumo de alimentos livres de agrotóxicos e saudáveis • Envolver alunos de diferentes cursos da UNIFAL-MG. na execução do projeto; Incentivar os professores a pensarem o espaço da horta para desenvolvimento de ações pedagógicas, por meio da multiplicidade de temas correlacionados à grade curricular de diferentes níveis de ensino aprendizagem .

Justificativa
Justifica-se este projeto pela necessidade premente de mudança nos habitos alimentares e saúde conscientizando a população sobre a importancia das hortas na soberania alimentar e na qualidade de vida, em todos os seus aspectos inclusive o mental. Durante a execução deste programa, houve diversas solicitações para a implantação de hortas em espaços públicos e este projeto de curso de extensão a distância vêm de encontro a esta necessidade premente na cidade de Alfenas. Além disso, neste periodo de pandemia, torna-se importante a maneira a distância de capacitação de pessoal, estimulando a comunidade a participar desta ação agroecológica visando a sustentabilidade ambiental. comunitária. Assim, pretende-se despertar o interesse dos participantes no cuidado com o meio ambiente, bem como, da saúde. Neste sentido, as ações de Educação Alimentar e Nutricional visam estimular bons hábitos alimentares, contextualizado com a produção da Horta Comunitária e de incentivo à horta caseira, além das ações de diagnóstico das famílias em risco nutricional permitindo, assim, um direcionamento mais específico das ações em saúde e alimentação. No ano de 2021, houve a iniciativa de oferecimento deste curso juntamente com as ações de um outro projeto de educação continuada para professores em formato on line no moodle. Estava previsto para odorrer em novembro e dezembro . Porém, devido ao excesso de atividades dos professores, público alvo desta formação, houve pouca adesão. Sendo assim, pretende-se oferecer novamente este curso em 2022, porém aberto para todos os interessados, sejam professores ou discentes ou público em geral.

Beneficiário
público em geral , principalmente de escolas da cidade de Alfenas e do entorno. Jovens e adultos poderão participar, havendo a necessidade de acesso a computador /celular e internet para acesso ao curso no ambiente Moodle da UNIFAL-MG.