AACLIN - AÇÕES E ANÁLISES CLÍNICAS

Apresentação
O Programa AAClin – Ações e Análises Clínicas tem como objetivo dialogar com a população de Alfenas e região, conscientizando adolescentes, jovens e adultos, incluindo os profissionais da da saúde, sobre a importância dos exames laboratoriais no acompanhamento do estado de saúde do indivíduo e no diagnóstico e monitoramento das doenças, bem como, sobre as medidas preventivas das principais doenças que acometem nossa população. Para tanto, articulará, em 2022, três projetos: “Análises Clínicas em Foco”, “Conhecendo o Hemograma”, “Monitoramento da Glicemia e Atividades Educativas na Prevenção do Diabete Mellitus”, um evento: "ANALISE – 1ª Jornada Científica de Análises Clínicas da UNIFAL-MG: As análises além do laboratório clínico", e uma prestação de serviços: "Diagnóstico de Parasitoses Humanas". As atividades serão remotas e/ou presenciais, a depender das condições epidemiológicas frente à pandemia COVID-19.

Objetivos
Através de atividades de extensão que permitam o diálogo entre a população e os alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina, acompanhados por servidores da área das Análises Clínicas da UNIFAL-MG: - Conscientizar sobre a importância da realização dos exames laboratoriais, sem intercorrências e/ou interferências, abordando o preparo individual para os exames, as informações relacionadas ao uso de medicamentos, à alimentação, às atividades físicas e aos sinais e sintomas do indivíduo no ato da coleta para o exame, e, ainda, abordando a interpretação dos resultados obtidos; - Conscientizar profissionais analistas clínicos sobre os cuidados nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica para a realização dos exames laboratoriais sem intercorrências e/ou interferências, visando a obtenção de resultados fidedignos. - Conhecer as principais dúvidas e dificuldades dos indivíduos, principalmente os frequentadores do LACEN (Laboratório Centrar de Análises Clínicas da UNIFAL-MG), para a realização de exames laboratoriais. - Estabelecer um canal de contato possibilitando aos indivíduos o acesso à informação sobre o diagnóstico e acompanhamento de doenças tais como Diabetes Mellitus, Aterosclerose, Doença de Chagas, Leishmaniose, Angiontrongilíase, Esquistossomose, dentre várias outras, bem como suas formas de prevenção. - Contribuir, através de exames laboratoriais, para o diagnóstico de Diabetes Mellitus, Aterosclerose, Doença de Chagas, Leishmaniose, Angiontrongilíase, Esquistossomose por meio das ações componentes do programa que receberão amostras de Alfenas e/ou outros municípios da região. - Resgatar a cultura da UNIFAL-MG em promover eventos científicos na área das Análises Clínicas, apresentando as diferentes áreas de atuação que o mercado oferece ao analista clínico, muitas vezes inexploradas, e promover a integração e o diálogo entre diferentes áreas da ciência e saúde, envolvendo discentes, docentes, profissionais qualificados e pesquisadores.

Justificativa
O conceito positivo e ampliado de saúde possibilita que se reflita sobre o processo social de sua produção. Isto requer a mobilização de conhecimentos interdisciplinares e práticas intersetoriais, no sentido de ações que estimulem e promovam a produção da saúde. É neste sentido que o movimento de promoção da saúde busca formas de operacionalização da perspectiva positiva da saúde por meio da articulação de saberes técnicos e populares, institucionais e comunitários, públicos e privados, agindo sobre os determinantes gerais da saúde e da qualidade de vida, incluindo aí os cenários econômicos, políticos e sociais onde vivem os indivíduos e as populações concretas (ARANTES, 2008). Através desse programa de extensão, alunos e servidores da UNIFAL-MG poderão cumprir com a responsabilidade social da Universidade e contribuir com a promoção da saúde no município de Alfenas e região, através da troca e construção de saberes com o público alvo, levando em consideração as formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças comuns na nossa população, a mitigação de erros pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos nos exames laboratoriais corroborando com a obtenção de resultados cada vez mais fidedignos, além da construção de canais de contato entre profissionais da saúde, com reflexões sobre os principais problemas de saúde pública e campos de atuação do analista clínico.

Beneficiário
Adolescentes, jovens, adultos de Alfenas e região, profissionais da saúde, estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde.